Com o objetivo apontar o planejamento estratégico para vários temas de Caxias do Sul, o grupo Mobilização por Caxias (MobiCaxias) e a União das Associações de Bairros (UAB) apresentam nesta quarta-feira (10) o projeto Agenda Eleições 2024. O documento vai ser entregue aos representantes dos partidos políticos instalados na cidade, em um evento que ocorre a partir das 18h30min, no plenário da Câmara de Vereadores.
Esta é a segunda vez em que o documento é elaborado durante uma eleição municipal. A ideia é que as demandas e contribuições da sociedade para a gestão da cidade fiquem claras para os futuros governantes, balizando decisões e trazendo continuidade de ações.
O presidente do MobiCaxias, Rodrigo Postiglione, classifica a elaboração do projeto com uma tarefa cívica, pois traz a representatividade da população para o debate público. Além disso, ele acredita que já é possível perceber resultados práticos, pois as metas estabelecidas em 2020 passaram por acompanhamento nestes últimos anos.
— É um planejamento para a cidade, e não só um plano para o prefeito que está entrando no mandato. Eu acredito que a evolução tem sido muito importante, pois nós fizemos reuniões de nossas câmaras temáticas com os secretários municipais, ao menos uma por ano, para analisar a evolução dos dados. Isso se faz para que não se perca o foco destas atividades, que são de curto, médio e longo prazo. A proposta é olhar lá para a frente, com objetividade e superação de questões políticas e de partidos — reforça Postiglione.
Neste documento de 2024, as principais questões apontadas são desenvolvimento econômico e investimento na cidade, educação, gestão pública, planejamento urbano, saúde, desenvolvimento urbano e turismo. Postiglione também revela que está agendado um jantar para 07 de agosto, no Salão de Nossa Senhora da Saúde, quando os candidatos a prefeito receberão o documento.
O evento desta quarta será aberto com uma manifestação do Conselho Diretor do MobiCaxias, e logo após haverá uma palestra com Edson Borowski, chefe de cartório da 169ª Zona Eleitoral, sobre o processo eleitoral de outubro. Na sequência será feita a entrega do documento aos representantes dos partidos.