As obras de duplicação da BR-386, entre Soledade e Fontoura Xavier entraram em uma nova fase, com alterações no km 249 em preparação para erguer o viaduto que atenderá um dos sentidos do trânsito.
Quem viaja do Interior para Porto Alegre vai encontrar um desvio no trevo de acesso da RS-332, em via lateral. No sentido contrário não há interferência.
O desvio deve permanecer até a conclusão das obras, pois o fluxo neste sentido da rodovia será feito pela futura passagem superior, enquanto quem acessa a RS-332 passará por baixo do viaduto.
Conforme a CCR ViaSul, responsável pela obra, as equipes atuam na remoção do antigo pavimento para permitir aterro e terraplenagem.
Após a conclusão, as próximas etapas incluem a drenagem e elevação do terreno que servirá de base para o pavimento, assim como os elementos estruturais que garantirão o fluxo inferior de veículos.
— Estamos com várias frentes atuando em ao menos quatro segmentos distintos, com serviços de terraplenagem, drenagem e aterro. Superamos 15% do cronograma e, apesar dos últimos eventos climáticos, conseguimos manter um bom fluxo de trabalhos — disse o coordenador de Engenharia da Concessionária, Gabriel Cunha.
A duplicação é essencial para conexão entre o interior e a Região Metropolitana. A previsão é de que o trecho de 25 quilômetros entre Soledade e Fontoura Xavier seja entregue em agosto de 2025.
Os trabalhos começaram em novembro de 2023, com investimento de cerca de R$ 340 milhões. A reforma faz parte de um plano de obras que deve seguir até 2030 para duplicar a rodovia de Lajeado, no Vale do Taquari, a Carazinho, na Região Norte.
Novo trecho liberado neste mês
No começo do mês, a CCR Via Sul iniciou a obra de duplicação entre as cidades de Soledade e Tio Hugo. No trecho de 30,5 quilômetros será construída uma nova pista, entre os kms 214,8 e 245,3. A expectativa de entrega da obra é em março de 2026.
Cerca de 340 trabalhadores deverão ser contratados para atuar em serviços de drenagem e terraplenagem. Segundo a CCR ViaSul, a obra irá custar R$ 350 milhões.
Além da duplicação, serão construídos cinco novos retornos, uma passarela, quatro interseções, três novas pontes e adequação das três travessias já existentes. Também serão criados 2,6 quilômetros de ruas paralelas.