Os efeitos da enchente na BR-386 serão sentidos ainda durante um bom tempo. Além de ter de lidar com a reconstrução dos trechos que foram levados pela força d'água, a CCR ViaSul está revendo os prazos das obras de duplicação que estavam em andamento.
Um dos motivos do adiamento é que foi necessário refazer serviços que já haviam sido executados. De acordo com o gerente executivo de operações, da CCR Rodovias, Keller Rodrigues Junior, o foco principal da empresa tem sido garantir a segurança dos usuários da BR-386 e dos trabalhadores das várias obras em andamento.
- Num primeiro momento, atuamos para liberar o tráfego emergencialmente, mas com segurança. Agora, estamos em um novo momento. A rodovia está liberada para se deslocar, em meio às obras, enquanto as nossas equipes trabalham - informa Rodrigues Junior.
Primeiro trecho
Os trabalhos entre Lajeado e Marques de Souza, que seriam concluídos em fevereiro do ano que vem, foram prorrogados por mais quatro meses.
A duplicação de 20 quilômetros começou em julho de 2021. Pelo cronograma inicial, as obras deveriam ser concluídas em fevereiro de 2023.
Segundo trecho
Já o término da duplicação de 25 quilômetros da rodovia, entre Fontoura Xavier e Soledade, está sendo alterado em seis meses. A obra seria finalizada em fevereiro de 2025 e está passando agora para agosto do mesmo ano.
Terceiro trecho
Previsto para ser executada a partir de fevereiro do ano que vem, a duplicação de 30 quilômetros da BR-386 entre Tio Hugo e Soledade, seria entregue em 12 meses. Agora, na nova atualização, a CCR ViaSul informa que a conclusão ocorrerá um mês depois, em março de 2026.
Serra de Pouso Novo
A região entre os quilômetros 282 e 325 sofreu 100 tipos de danos, que variam dos mais simples ao mais complexo, com tráfego precário. Três pontos foram elencados como gravíssimos: nos kms 288, em São José do Herval; 297 e 308, em Pouso Novo.
O km 297 é o único deles que não tem ao menos duas faixas de tráfego em cada sentido. O deslocamento de veículos ocorre no sistema de pare e siga.
Segundo o gerente executivo de engenharia da CCR ViaSul, Alexandro Zopolato, por pouco a água não levou a rodovia nestes trechos. A expectativa dele é poder ter estes três trechos em obras já a partir de agosto.
- Na primeira etapa, focamos em ações. Agora, entramos na fase mais estrutural. Precisamos de projetos executivos, mais estruturados, para podermos realizar as intervenções - destaca Zopolato.
A CCR precisará realizar a contratação das empresas que realizarão estas intervenções. Os trabalhos deverão durar de 10 a 12 meses.
Região de Lajeado
As pontes seca, sobre o Arroio Boa Vista e sobre o Rio Taquari são os três pontos da rodovia entre Lajeado e Estrela que mais recebem atenção da CCR ViaSul. Os locais foram os que mais danos sofreram por causa da enchente na região.
Os trechos foram limpos e liberados em poucos dias. Contam com duas faixas de tráfego, mas as obras ainda vão causar algum transtornos aos motoristas, pelo menos até o final de julho.
Já a praça de pedágio de Montenegro deve ter todo o pavimento recuperado até sexta-feira (5). O local também ficou alagado por vários dias.
Dos R$ 250 milhões que deverão ser investidos na reconstrução da BR-386, a CCR ViaSul informa que já foram executados R$ 50 milhões em melhorias. Se for necessário, atividades noturnas serão realizadas na rodovia para tentar encurtar prazos.