Pagar pedágio em três praças da BR-386 - Montenegro, Fontoura Xavier e Paverama -, na duas da freeway - Gravataí e Santo Antônio da Patrulha -, e na BR-101 - em Três Cachoeiras -, pode durar menos de 15 segundos em cada operação. A CCR ViaSul ampliou a quantidade de cabines exclusivas para autoatendimento, exclusivas para carros e motos.
Sensores instalados identificam o tipo de veículo. Quando o motorista ou piloto chegam ao ponto de cobrança, o valor já aparece na tela e ele só precisa aproximar o cartão de débito ou crédito para fazerem o pagamento. Celulares e relógios com teconologia de pagamento também são aceitos.
O atendimento costuma durar menos da metade do tempo gasto numa operação com um funcionário. Dependendo da agilidade do condutor, todo o processo de pagamento pode ocorer em 12 segundos.
O serviço passou a ser oferecido em fase de testes na freeway e foi ampliado em abril. Para auxiliar os motoristas, estas cabines possuem sinalização indicativa com cones na cor azul e placas indicativas nas faixas específicas.
Ao todo são 24 cabines exclusivas nesta modalidade: duas em Montenegro, uma em Fontoura Xavier, uma em Paverama, até duas por sentido em Três Cachoeiras e até três por sentido em Santo Antônio da Patrulha e Gravataí.
O sistema ainda não consegue atender ônibus e caminhões. De acordo com a CCR ViaSul, 18% dos motoristas usaram as novas cabines em abril. Esse percentual aumentou para 22% em junho.
Quando 40% dos carros e motos que passam pelas cabines de pagamento estiverem usando os postos de autoatendimento, a concessionária informa que ampliará o serviço.
Caso o motorista entre por engano nestas cabines, ou se o cartão de aproximação não funcionar, um funcionário irá auxiliá-lo para que ele não precise se direcionar para outro ponto de cobrança. Nestes casos, a espera para atendimento será maior.
As cobranças com uso de tags continuam com suas cabines exclusivas.
Pix
Com relação a pagamento por Pix, a CCR ViaSul informa que o assunto vem sendo tratado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR). Atualmente, esse tipo de transação costuma demorar mais de 1 minuto, o que ainda dificulta a sua implantação.