A duplicação do primeiro trecho da BR-386, sob responsabilidade da CCR ViaSul, será concluída até fevereiro de 2025. As obras no trecho entre Marques de Souza e Lajeado estavam paradas desde março.
Na ocasião, o contrato com a construtora Eurovias foi rescindido. Dentre deste mesmo prazo está prevista a conclusão das faixas adicionais entre Lajeado e Estrela.
Os trabalhos foram retomados nesta segunda-feira (15) pelo consórcio formado pela empresa OECI, antiga Odebrecht, e pelo grupo chinês Power China, que já executava a duplicação no trecho entre Soledade e Fontoura Xavier. As primeiras equipes foram identificadas junto ao viaduto do bairro Olarias, no quilômetro 345.
Essa obra deve ser finalizada em até 30 dias, a depender das condições climáticas. Para o término do viaduto serão destacados cerca de 30 trabalhadores e 10 máquinas.
Obras atrasadas
De julho de 2021 a março de 2024, a Eurovias conseguiu duplicar só 11 dos 20 quilômetros previstos. Pelo cronograma inicial, as obras deveriam terminar em julho do ano passado.
Segundo a CCR ViaSul, 92% dos serviços já foram concluídos. Neste restante de obra devem ser investidos R$ 120 milhões.
O trecho pronto já está em uso. Também estão concluídos três novos acessos, duas passarelas, um retorno, um viaduto e cinco pontes, além de 10 quilômetros de ruas laterais.
Vagas abertas
A CCR ViaSul está com 130 vagas abertas, para início imediato nas obras. Há oportunidade para ajudante, sinaleiros, encarregado, pedreiro, armador, rasteleiro, carpinteiro, operador de escavadeira e de basculante. Interessados podem procurar as unidades do Sine de Lajeado e Estrela.
Pedágio mais barato
Em fevereiro, o pedágio nas rodovias administradas pela CCR ViaSul teve redução de 5,1%. Um dos motivos disso ter ocorrido foi não ter concluído a duplicação entre Marques de Souza e Lajeado.