A duplicação da BR-386 está sendo ampliada. Prevista no contrato da CCR ViaSul, a obra foi iniciada entre Soledade e Tio Hugo, no norte do Estado.
Ao todo, 30,5 quilômetros passarão por construção de uma nova pista, entre os kms 214,8 e 245,3. A previsão de término dos trabalhos está marcada para março de 2026.
A obra será executada pelo consórcio Construtor ViaSul, formado pelas empresas OECI e Power China. Ele também já é o responsável pela duplicação entre Lajeado e Marques de Souza e entre Fontoura Xavier e Soledade.
Aproximadamente 340 trabalhadores deverão ser contratados. Inicialmente, eles irão atuar em dez trechos realizando serviços de drenagem e terraplenagem.
Segundo a CCR ViaSul, a obra irá custar R$ 350 milhões. Além da duplicação, serão construídos cinco novos retornos, uma passarela, quatro interseções, três novas pontes e adequação das três travessias já existentes. Também serão criados 2,6 quilômetros de ruas paralelas.
Outros trechos
Os trabalhos entre Lajeado e Marques de Souza, serão concluídos em junho do ano que vem. A duplicação de 20 quilômetros começou em julho de 2021. Pelo cronograma inicial, as obras deveriam ser concluídas em fevereiro de 2023.
Já o término da duplicação de 25 quilômetros da rodovia, entre Fontoura Xavier e Soledade, ocorrerá em agosto de 2025. A obra começou em novembro de 2023.