A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25), a sexta fase da Operação Denarius, que investiga grupos criminosos que atuam na disseminação de cédulas falsas em Passo Fundo e região. Os policiais federais cumprem seis mandados de busca e apreensão.
As investigações envolvem fatos e grupos criminosos distintos, dois deles relacionados ao envio de cédulas falsas através dos Correios e o terceiro com a aquisição de bens com o pagamento em notas falsas.
Um dos grupos, através de perfis falsos, efetuava negociações de aparelhos eletrônicos, principalmente smartphones, e posteriormente adquiria as mercadorias com notas falsas. A investigação teve início com a ocorrência registrada pela vítima de um dos crimes.
Nas outras duas investigações, três indivíduos são suspeitos de adquirirem cédulas falsas enviadas pelos Correios com o fim de, posteriormente, repassá-las ao comércio da região. Neste caso, as investigações tiveram início a partir de remessas de cédulas falsas interceptadas em agências dos correios.
Os crimes apurados nesta etapa da Operação Denarius são a falsificação de moeda, introdução em circulação de moeda falsa e associação criminosa. Os grupos investigados também possuem ligação com o tráfico de drogas.