Uma operação contra um grupo criminoso, suspeito de ter cometido pelo menos seis furtos em 10 dias a uma empresa de processamento de ferro, em Frederico Westphalen, no norte do Estado, foi realizada pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (31).
Os furtos aconteceram entre os dias 11 e 21 deste mês. Todos foram realizados no turno da noite, quando os criminosos invadiram a empresa, que fica localizada às margens da BR-386, e carregaram um caminhão com os materiais, em sua maioria ferro fundido, carga de alto valor de mercado.
Desde o início da semana a polícia realiza diligências na identificação dos envolvidos e recuperação do material. Até agora quase seis toneladas de ferro já foram recuperadas. Grande parte do material apreendido foi de ferro fundido.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Jacson Boni, pelo menos cinco pessoas são investigadas por envolvimento nos crimes:
— Até o momento, temos três pessoas investigadas pelo furto, e outras duas pessoas, donas de depósitos de compra e venda de sucata, que são investigadas por receptação. Contudo, a investigação não descarta a participação de outras pessoas no crime, seja pela participação nos furtos e/ou receptação dos materiais — completa.
Pela manhã foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Frederico Westphalen, Ametista do Sul e Palmitinho. Foram apreendidos celulares e materiais que haviam sido roubados da empresa. Ninguém foi preso.
De acordo com o delegado, os furtos de materiais de ferro e de alumínio estão ligados à facilidade com que os criminosos conseguem vender esses materiais:
— É um crime no qual o suspeito consegue rapidamente transformar o objeto de furto em dinheiro, dinheiro esse que, em sua maioria, vai parar em pontos de venda de drogas — pontua.
As investigações seguem em fase de diligências finais, análise das provas coletadas, busca de elementos e identificação de outros envolvidos no crime.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/GzhPassoFundo