O município de Santa Rosa, no noroeste gaúcho, soma 17 mortes por dengue e se aproxima dos 14 mil casos confirmados da doença, confirmou a Secretaria Municipal de Saúde, que segue as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti na cidade. Entre elas, está uma armadilha com levedo para cerveja.
No último boletim da Fundação Municipal de Saúde, divulgado na segunda-feira (20), Santa Rosa tinha 13.849 diagnósticos positivos de dengue e outros 1.010 em investigação. Outras duas mortes foram confirmadas na quarta (22). As vítimas são uma mulher de 63 e um homem de 79 anos, ocorridas em 23 de março e 7 de maio, respectivamente.
Santa Rosa é a cidade gaúcha com com mais casos confirmados de dengue, antes de São Leopoldo (11.418), Novo Hamburgo (9.587), Campo Bom (4.100) e Tenente Portela (3.940). Em março, o município decretou situação de emergência em saúde pública. Em todo o Rio Grande do Sul, são 168 mortes pela doença em 2024 e 134.505 casos confirmados, conforme boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS).
Para ajudar na identificação dos focos do mosquito, a vigilância epidemiológica instalou 100 ovitrampas, conhecidas como armadilhas para o inseto transmissor. Esses equipamentos consistem em um vaso de planta preto onde vai água, palheta de madeira e levedo de cerveja.
O levedo da cerveja serve como um "atrativo" à fêmea do mosquito, que bota seus ovos na lateral do recipiente. A atração pela levedura e a água parada tornam este um ambiente propício para o depósito de ovos. Depois de cinco dias, a água é jogada fora e o material é enviado para um laboratório, que faz a contagem dos ovos. Assim, é possível reconhecer quais os locais com maior proliferação do inseto e reforçar o combate ao Aedes aegypti.
O processo é feito uma vez por mês em toda a cidade. Segundo a Fundação Municipal de Saúde, já é possível identificar a redução de focos do mosquito em Santa Rosa.
Além disso, as equipes fazem visitas domiciliares, aplicação de inseticidas em locais públicos e a divulgação de dicas para prevenir a doença nos bairros. Idosos acima dos 70 anos, gestantes e mulheres no pós-parto ainda podem retirar repelentes gratuitamente em qualquer unidade básica de saúde.
Serviço a infectados por dengue em Santa Rosa
Em Santa Rosa, a orientação para pessoas com sintomas da dengue (veja abaixo) é procurar as unidades de saúde ou o ambulatório do Hospital Dom Bosco, onde há atendimento 24h. Os sintomas da dengue incluem:
- febre alta de início repentino
- dor atrás dos olhos
- não há infecção de vias aéreas
- mal-estar geral
- prostração (abatimento, moleza, cansaço)
- dores no corpo