Depois de declarar situação de emergência por causa da dengue na quinta-feira (28), o município de Santa Rosa, no noroeste gaúcho, abriu um ponto de atendimento exclusivo à população com dengue. Trata-se de um ambulatório no Abosco, do Hospital Vida e Saúde, que serviu como espaço para atender a pacientes com covid-19 durante a pandemia.
O espaço deverá funcionar 24h e receber pacientes com dengue que precisam de medicação. Dessa forma, é um novo lugar para receber os infectados que, hoje, recorrem às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) da cidade.
Além disso, a prefeitura definiu que as unidades básicas de saúde (UBS) da Vila Agrícola e Pereira farão o trabalho voltado exclusivamente aos infectados com dengue nos sábados das 8h ao meio-dia.
Com 76,9 mil habitantes, Santa Rosa em o maior número de casos confirmados de dengue no RS. O município registrou três mortes pela doença em 2024 e tem 4.596 casos confirmados, conforme boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) atualizado nesta sexta-feira. Outros 961 casos estão em investigação.
Em menos de duas semanas foram mais de 2 mil novas confirmações, o que fez com que a prefeitura decretasse situação de emergência em saúde pública. O decreto vale por 45 dias. Nesse período, a Fundação Municipal de Saúde deve criar novas medidas de enfrentamento à dengue e a prefeitura fica autorizada a fazer contratações temporárias de funcionários para o combate à endemia.
Além de Santa Rosa, o RS decretou situação de emergência por causa do avanço dos casos de dengue no estado.