Com 15 palestras de diferentes especialistas em saúde do Brasil e do mundo, a primeira edição da Jornada Médica Internacional chega a Erechim nesta quinta-feira (14), no norte do RS. O encontro coloca região no centro do debate sobre a saúde e mudanças na medicina do Brasil.
Entre os participantes, se apresentam no decorrer desta quinta médicos gaúchos, de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, e convidados de outros países como Estados Unidos e Israel. Com plateia lotada, o público de estudantes, profissionais e servidores da área ouviram pela manhã debates sobre carreira, câncer de mama, cegueira, surdez, inteligência artificial e avanços cirúrgicos.
— Pretendemos colocar Erechim no mapa do debate nacional e internacional dos avanços da medicina pública e privada, coexistindo com a melhora da saúde para as pessoas. Pois para melhorar a saúde há vários caminhos, mas tudo passa também pela aceleração do aprendizado e pelo potencial de ter conhecimento global — explica um dos organizadores, Sergio Lerrer.
A jornada também está incluída nas comemorações do Dia Nacional da Imigração Judaica, celebrado na próxima segunda-feira (18). A arrecadação do evento será voltada a ajudar a reforma do antigo prédio do Hospital Israelita Leonardo Cohen, localizado em Quatro Irmãos (RS), que existiu entre os anos de 1929 e 1961.
— O hospital atendia judeus e não-judeus de graça e era considerado naquela época um hospital de referência e modelo. Apesar de ser construído por madeira, foi projetado por engenheiros ingleses com conceitos de sustentabilidade, com capacidade de captura de renovação de ar, ventilação pensadas para a melhora da recuperação do paciente, a mesma coisa com o aproveitamento de luminosidade externa — explica Lerrer.
O evento segue até às 18h, no Centro Cultural 25 de Julho. Confira a programação completa acessando o site da Jornada.