A cidade de Erechim, no norte do RS, deve receber a Jornada Médica Internacional em Memória do Pioneiro Hospital Israelita Leonardo Cohen. O evento está programado para o dia 14 de março, e as inscrições já estão abertas.
O objetivo do simpósio é debater as mudanças e avanços no setor da medicina e da saúde pública, com foco na inovação. Mas, além disso, a jornada tem outro motivo nobre: o valor arrecadado com as inscrições vai ajudar na reforma do antigo prédio do Hospital Israelita Leonardo Cohen, na cidade de Quatro Irmãos, município com pouco mais 1,8 mil habitantes também na região norte do Estado.
O Hospital Israelita Leonardo Cohen funcionou entre 1929 e 1961, sendo considerado o primeiro estabelecimento hospitalar da comunidade judaica no Brasil. Tombado como patrimônio histórico de Quatro Irmãos, atualmente o prédio abriga o Memorial da Imigração e faz parte da Rota Judaica que está sendo criada na região de Erechim.
Primeiro hospital judaico do Brasil
Na época da construção, o projeto arquitetônico arrojado buscava aproveitar a luz natural, devido à escassez de energia elétrica. Já os corredores de vento asseguravam a ventilação interna no hospital, que atendia judeus e não judeus.
É em sua homenagem que será realizada a Jornada Médica Internacional. O local escolhido para o evento é o Centro Cultural 25 de Julho em Erechim, que fica na Rua Gaurama, 210. Além de palestrantes gaúchos, do Paraná e de São Paulo, a Jornada Médica também contará com a participação de profissionais dos Estados Unidos e de Israel.
A realização é do Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos e da prefeitura de Erechim, com apoio da URI/Erechim, do Simers e da Federação Israelita. As inscrições podem ser feitas no site do simpósio, no valor de R$ 300 para profissionais e de R$ 150 para estudantes.