Um memorial da Imigração Judaica inaugurado na manhã de sábado em Quatro Irmãos, no norte do Estado, deve marcar o resgate da cultura numa das primeiras regiões do país a receber uma imigração organizada de judeus. O prédio do Hospital Leopoldo Cohen, fundado em 1932, foi restaurado para abrigar o memorial e um centro de cultura.
No ano em que se comemora o centenário dos imigrantes judeus na região de Quatro Irmãos, o prédio construído em 1932 ganhou investimento de cerca de R$ 500 mil. Coordenado pelo Insituto Cultural Judaico Marc Chagall e executado pela Federação Israelita do RS (FIRS), o trabalho levou cinco anos para ficar pronto. O Centro Cultural e o Memorial da Imigração Judaica abriga a Secretaria de Educação e Cultura, dois auditórios e uma exposição com fotos e objetos que contam a trajetória dos imigrantes na região.
- É nossa responsabilidade para com a história e para com as pessoas que acolheram os imigrantes judeus quando para cá vieram, salienta o presidente da FIRS, Jarbas Milititsky.
A inauguração foi momento de emoção para dezenas de descendentes de imigrantes, e se transformou num reencontro de gerações.
- Nasci neste hospital e vivi até meus 13 anos na cidade, é emocionante ver o local restaurado, conta o oftalmologista Jacó Lavinski, de Porto Alegre.
Com um cerimonial judaico, o prédio foi reinaugurado às 11h de sábado. O objetivo é preservar a história e consolidar a cidade como símbolo da imigração judaica.
A HISTÓRIA
A Jewish Colonization Association - ICA, foi criada pelo banqueiro de origem judaica - alemã, Barão Maurice de Hirsch, em 1891. Com a perseguição ao povo judeu, ele organizou a criação de colônias agrícolas no Brasil, Argentina e Canadá. Os imigrantes começaram a chegar em 1904 em Santa Maria, na Colônia de Philippson, e 1911 em Quatro Irmãos.
Eles recebiam lotes de 25 a 30 hectares com casas de madeira, animais, instrumentos agrícolas e sementes. A ideia era que refizessem suas vidas tirando o sustento da terra. Nos anos 20, a maior parte das famílias migrou para centros maiores em busca de estudo mais adiantado para os filhos e radicou-se em locais como Santa Maria, Erechim , Porto Alegre e São Paulo, tornando-se comerciantes.
Muitas famílias continuaram na região e alguns de seus descendentes são fazendeiros no local onde seus pais e avós se instalaram inicialmente.
A primeira integração entre a comunidade judaica e os brasileiros veio através da educação. Os imigrantes fundaram o Hospital Leopoldo Cohen, em Quatro Irmãos, e uma escola na Colônia de Philippson, cujo ensino era realizado em português e acolhia também os brasileiros, filhos dos colonos e trabalhadores da região.
Norte do Estado
Memorial da Imigração Judaica é inaugurado em Quatro Irmãos
Prédio do Hospital Leopoldo Cohen construído em 1932, foi restaurado para abrigar o centro de cultura
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: