Com foco em diminuir a circulação do mosquito Aedes aegypti em Passo Fundo, uma ação de pulverização mais abrangente foi aplicada em quarteirões com maior número de casos de dengue confirmados na cidade. O veículo equipado com fumacê circulou pelos bairros Boqueirão, Centro e Vila Luiza nessa terça-feira (9). Nesta quarta-feira (10), a ação continua no bairro Lucas Araújo.
O veículo foi cedido pela secretaria de Saúde do Estado e pulveriza uma nuvem de fumaça com inseticida, com o objetivo de eliminar o mosquito, como explica a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental, Ivânia Silvestrin:
— Nós solicitamos ao Estado para passar o fumacê como uma alternativa para darmos uma acalmada na circulação do mosquito que está contaminado pelo vírus.
A aquisição de mais equipamentos de fumacê e um veículo equipado estão previstos pelo município. Em reunião na câmara de vereadores na última quarta (3), a Frente Parlamentar Mista da Saúde Pública debateu a destinação de valor das Emendas Impositivas individuais para medidas de combate à dengue, que devem ser efetivados no próximo ano.
Segundo o painel da dengue da secretaria de Saúde do Estado, Passo Fundo tem 460 casos confirmados da doença. A maioria deles, 417, contraídos no município. A cidade também registra 15 pessoas internadas e uma morte por dengue de uma menina de 10 anos.