A partir desta segunda-feira (03), as doses monovalentes da covid-19 passarão a ser disponibilizadas somente em seis unidades de saúde em Passo Fundo. A redução do número de locais que ofertam a vacina ocorre em razão do andamento da aplicação do imunizante bivalente, chamada segunda geração da vacina, que conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante ômicron.
Conforme a coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, a diminuição dos 19 locais de vacinação para os atuais seis tem como objetivo evitar o desperdício de doses e otimizar as aplicações do imunizante:
— Há mais de seis meses, o município vem registrando uma baixa procura pela vacinação, em especial as doses monovalentes, que são as duas primeiras doses da vacina, e também a aplicação do reforço. Concentrando a aplicação desse imunizante nas principais unidades de saúde, vamos otimizar a vacinação e evitar o desperdício. Pois o que acontece, esse imunizante chega até as unidades em frascos com seis doses. Mas, depois que o frasco é aberto as doses têm validade de seis horas, e se não for usada nesse período tem que se desprezar — pontua a coordenadora do Núcleo de vigilância em saúde.
Aumento no número de casos
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, Passo Fundo está com 1.121 casos ativos de covid-19. A cidade encerrou o mês de março com quase 400 registros. Desde dezembro do ano passado a cidade não chegava a esta marca.
Atualmente, sete pessoas estão internadas em leitos clínicos e outras quatro em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Para o município, três principais motivos explicam o aumento dos casos: a baixa procura pela vacina, o aumento da testagem e também a volta da rotina normal da população
Embora sejam casos leves, a orientação do Núcleo de Vigilância em Saúde é de que a população verifique a carteirinha e complete o esquema vacinal. Ainda segundo a coordenadora do Núcleo, é necessário ter completado o ciclo vacinal com os imunizantes monovalentes para, então, receber a dose de reforço bivalente.
Vacina Bivalente
A aplicação da vacina bivalente em Passo Fundo continua sendo realizada em 19 locais. Por enquanto o imunizante é destinado às pessoas com mais de 60 anos, e demais integrantes do grupo prioritário. Na última sexta-feira (31), o Ministério da Saúde publicou uma nota técnica na qual inclui pessoas com comorbidades nos grupos prioritários de reforço com a vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19.
No Rio Grande do Sul, a recomendação atualizada deve ser publicada na segunda-feira (3), conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Confira como ficará a vacinação em Passo Fundo:
Vacina bivalente
De segunda a sexta-feira
Cais São Cristóvão, Cais Petrópolis, Cais Vila Luíza, Cais Hípica, Cais Boqueirão, Ambulatório de Especialidades, ESF Nenê Graeff, ESF Zachia, Ambulatório São José, ESF Donária/Santa Marta, ESF São Luiz Gonzaga, ESF Adirbal Corralo, ESF Planaltina, ESF São Cristóvão, ESF Adolfo Groth, ESF Jaboticabal, UBS Vila Nova, UBS Parque Farroupilha e Central de Vacinas.
- ESF, UBS e ambulatórios: das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30
- Cais e Central de Vacinas: das 8h às 18h
- Cais Petrópolis: de segunda a sexta-feira: das 8h às 21h30
Sábados
Cais São Cristóvão, Cais Petrópolis, Cais Vila Luíza, Cais Hípica, Cais Boqueirão: das 8h às 11h
Vacina monovalente
Segunda a sexta-feira
Cais São Cristóvão, Cais Petrópolis, Cais Vila Luíza, Cais Hípica, Cais Boqueirão e Central de Vacinas.
- Cais e Central de Vacinas: das 8h às 18h
- Cais Petrópolis: de segunda a sexta-feira: das 8h às 21h30
Sábados
Cais São Cristóvão, Cais Petrópolis, Cais Vila Luíza, Cais Hípica, Cais Boqueirão: das 8h às 11h