O mês de março vai encerrar com um índice preocupante em Passo Fundo, em relação à covid-19. A cidade está com 1.182 casos ativos da doença, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura. Quase 400 registros foram realizados apenas neste mês. Desde dezembro do ano passado a cidade não chegava a esta marca.
Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, em janeiro a cidade chegou a ter redução dos casos, com menos de 500 pessoas com a doença, mas, depois eles voltaram a crescer. Atualmente, três pessoas estão internadas em leitos clínicos e outras duas em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Só este ano, oito pessoas perderam a vida por causa da doença.
Para o município, três principais motivos explicam o aumento dos casos: a baixa procura pela vacina, o aumento da testagem e também a volta da rotina normal da população.
A prefeitura de Passo Fundo divulgou uma nota na manhã desta quinta-feira (30) sobre a situação. O município diz que monitora os casos e que a maioria das pessoas que está com a doença neste momento tem sintomas leves. A prefeitura ainda reforça a importância da vacinação. As doses estão disponíveis em 19 unidades de saúde.
Locais de vacinação
Cais São Cristóvão, Cais Petrópolis, Cais Vila Luíza, Cais Hípica, Cais Boqueirão, Ambulatório de Especialidades, ESF Nenê Graeff, ESF Zachia, Ambulatório São José, ESF Donária/Santa Marta, ESF São Luiz Gonzaga, ESF Adirbal Corralo, ESF Planaltina, ESF São Cristóvão, ESF Adolfo Groth, ESF Jaboticabal, UBS Vila Nova, UBS Parque Farroupilha e Central de Vacinas.
Horários
- ESF, UBS e ambulatórios: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30
- Central de Vacinas: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
- Cais: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos sábados, das 8h às 11h
- Cais Petrópolis: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, e nos sábados, das 8h às 11h
Nota na íntegra
"O aumento dos casos notificados é atribuído a fatores como a baixa procura pela vacinação, a busca maior pela testagem e ao retorno a rotinas, como viajar. A pasta esclarece que monitora o cenário local com o objetivo de adotar as ações necessárias e destaca, ainda, que o município não registra óbito há algumas semanas e que os casos registrados são, em sua maioria, leves. Sobre o aumento de casos de Covid-19 em Passo Fundo, a Secretaria Municipal de Saúde orienta à população medidas de prevenção:- É importante que quem não concluiu o esquema vacinal procure uma das unidades de saúde para receber as doses pendentes. Além do imunizante monovalente para quem precisa iniciar ou concluir o esquema primário, o município dispões da vacina bivalente para os grupos prioritários (confira o andamento em www.pmpf.rs.gov.br);- Além disso, é necessário que as pessoas com sintomas de síndrome gripal tenham os cuidados de fazer a testagem para a Covid-19 – disponível em todas as unidades de saúde –, evitar aglomerações e utilizar a máscara."
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/GzhPassoFundo