Está aberto o cadastro para voluntários que desejam participar do estudo clínico da vacina contra a dengue, realizado pelo Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Os pesquisadores estão analisando a segurança, os possíveis efeitos colaterais e a capacidade de proteção de dois imunizantes tetravalentes de dose única, que proporcionam a cobertura de quatro sorotipos diferentes do vírus da doença.
A participação no estudo é totalmente gratuita e, em Passo Fundo, são cerca de 100 vagas. Depois de selecionados, os voluntários serão divididos em dois grupos. Um deles vai receber a vacina produzida pelo Instituto Butantan do Brasil e outro grupo vai receber a produzida pela MSD, (Merck, Sharp & Dohme LCC), dos EUA. Para participar é necessário ter entre 18 e 50 anos e não ter histórico de dengue.
— Todos os participantes serão detalhadamente avaliados antes de receber as vacinas, tanto por uma avaliação clínica quanto por exames complementares e serão acompanhados por um ano após a aplicação. No período de acompanhamento serão cinco consultas presenciais, duas avaliações remotas e a equipe do estudo estará disponível aos participantes a qualquer momento — contou o gerente de Ensino e Pesquisa do HSVP, Dr. Alexandre Pereira Tognon.
Outros hospitais do Brasil participam do mesmo estudo, abrangendo 1240 vagas, porém o foco é na região Sul, devido à distribuição da dengue no país. No Rio Grande do Sul, além do HSVP, participam os hospitais Moinhos de Vento, Irmandade Santa Casa de Misericórdia, o Hospital da Universidade Federal de Pelotas, da Fundação Universidade de Caxias do Sul e a da Universidade Federal de Santa Maria.
Como participar
Para participar do estudo é necessário entrar em contato pelo WhatsApp 54 98149 2901 ou através do telefone 54 3316 4049
Notificações
O painel de casos de dengue divulgado pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul aponta que Passo Fundo é uma cidade infestada pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. A atualização mais recente, feita nesta sexta-feira (24), mostra 85 notificações na cidade, com 22 casos confirmados e 28 em investigação.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.