Passo Fundo recebeu uma nova remessa de vacinas contra a covid-19 na última semana do mês de dezembro, encerrando um período de estoques zerados do imunizante. O município recebeu 710 doses das vacinas Serum e Zalika, primeira remessa desde o fim de outubro.
Ao todo, foram distribuídas 2.500 doses entre municípios da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), que abrange 62 cidades. O público-alvo são pessoas acima de 12 anos, com foco nos grupos prioritários. Assim, a cidade segue sem vacinas infantis disponíveis.
A vacina indiana chegou ao Estado pela primeira vez. Foram recebidas 90 mil doses em 9 de dezembro e 60 mil foram distribuídas entre as 18 regionais de saúde. A Ceadi reteve 30 mil doses para futuras entregas, conforme a solicitações dos municípios.
Conforme dados da SES desta quinta-feira (9), Passo Fundo contabiliza 80.054 diagnósticos positivos da doença desde o começo da pandemia, em 2020. Entre 31 de dezembro e 7 de janeiro, foi registrada uma morte pelo vírus e quatro novos diagnósticos positivos.
Em relação às internações, o município tem quatro pacientes em leitos clínicos, três confirmados para a doença e um suspeito. Em UTI, um caso suspeito também é registrado.
Entre 2022 e 2024, o número de mortes caiu 81%. Há dois anos, cem pacientes morreram devido à doença, enquanto em 2024 foram 19 óbitos. No total, 845 pessoas perderam a vida para a covid-19 em Passo Fundo.
Central de Vacinas
Endereço: Rua Uruguai, 667 – Centro, próximo ao Clube Juvenil
Telefone: (54) 3311-6494
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Grupos prioritários
- Pessoas vivendo em Instituição de Longa Permanência
- Pessoas imunocomprometidas
- Indígenas vivendo em terra Indígena
- Indígenas vivendo fora da terra Indígena
- Ribeirinhos
- Quilombolas
- Puérperas
- Trabalhadores da Saúde
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com comorbidades
- Pessoas privadas de liberdade
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas
- Pessoas em situação de rua