Pernil, farofa, arroz à grega e salpicão. Com mesas fartas é difícil não exagerar durante as festas de final de ano. Em muito casos, a dúvida que fica é o que fazer para recuperar a saúde e voltar à rotina.
A quantidade excedente de comida ingerida acaba gerando uma grande retenção de líquidos no corpo, o que pode aumentar os números na balança, explica a nutricionista Luísa Biasi:
— Não podemos nos assustar ao subir na balança depois dessas comemorações. A maioria do peso que aumentou basicamente é água e pode facilmente ser eliminada quando voltarmos a ter bons hábitos.
Mas a nutricionista esclarece que não é necessário um detox radical para eliminar os excessos do organismo. Manter uma alimentação leve e in natura, ingerir a quantidade ideal de água e evitar o consumo de processados e ultraprocessados pode devolver o alívio para o corpo.
Luísa também pontua que a prática de exercícios físicos é importante nesse processo, e que o básico bem feito é chave para manter os bons hábitos após as comemorações.
— Não precisa realizar tudo isso em exagero, ir do 8 para o 80, até porque é dessa maneira que acontece o famoso efeito sanfona. Colocar em prática hábitos saudáveis e torná-los duradouros na rotina é a chave para eliminar a retenção do final de ano e ainda conseguir definir ainda mais o corpo — afirma.
Sobre o consumo de bebidas alcoólicas, a nutricionista orienta a ingerir muita água para eliminar as toxinas das bebidas. O café preto sem açúcar também pode ajudar a dilatar os vasos sanguíneos, facilitando a circulação e eliminando as substâncias.
— É importante se alimentar bem nos dias que sucedem o ano novo e ter boas horas de sono para que o corpo possa descansar — destaca.
Chás e sucos detox podem ajudar?
Conforme a nutricionista, chás e sucos não são úteis a longo prazo porque não nutrem o corpo de fato. Assim, é possível que a pessoa sinta fome e acabe voltando aos hábitos antigos, fazendo com que todo o peso e a retenção retornem.
— No caso de chás ou sucos verdes, apesar de serem saudáveis, não podem ser substituídos por uma refeição, mas podemos acrescentar ao longo do dia — explica.
Entre os chás recomendados estão hibisco e cavalinha, pois ambos têm poder diurético e auxiliam na diminuição do inchaço. Entretanto, as gestantes precisam ter atenção ao consumir essas bebidas.
— O recomendado é sempre ter hábitos saudáveis num todo. Não precisa ser radical, apenas reduzir quantidades, aumentar o consumo de alimentos saudáveis e estar sempre bem hidratado — resume Luísa.