O município de São Domingos do Sul, no norte gaúcho, se prepara para mais uma edição da tradicional Romaria Vocacional em honra ao Servo de Deus Monsenhor João Benvegnú. A 39ª edição ocorre de 1º a 5 de janeiro e deve atrair um público superior a 40 mil pessoas, mais do que em edições anteriores.
A organização espera um recorde de público. Isso porque o evento, que já não é mais restrito à comunidade local, reúne fiéis de diversas partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e até Mato Grosso.
A programação começa com o tríduo preparatório já nesta quarta (1º), quinta (2) e sexta-feria (3). Sempre às 20h acontecem momentos de oração e reflexão.
Para o Padre Dalci De Bastiani, o tema deste ano, “Peregrinos de Esperança”, inspira os participantes a seguir os passos do Monsenhor João Benvegnú, lembrando a importância da fé, da paciência nas tribulações e da perseverança na oração.
O crescimento da romaria também faz com que a edição de 2025 seja a mais aguardada de todos os tempos, conforme o pároco:
— A expectativa é muito grande para este ano, talvez a maior de todas até agora. O evento tem atraído não só a população local, mas também fiéis de outros estados. Em 2025, viveremos momentos históricos, incluindo o encerramento da causa de beatificação de Monsenhor João, que será encaminhada para Roma.
Além disso, agosto de 2025 marca o centenário da Paróquia de São Domingos. Para a data são planejados o lançamento de um documentário sobre Monsenhor João e a realização da 2ª Romaria dos Padres e Seminaristas do Rio Grande do Sul.
Programação da romaria
No tríduo, as celebrações estarão focadas nos seguintes temas: Peregrinos Alegres na Esperança, Peregrinos Pacientes na Tribulação e Peregrinos Perseverantes na Oração, com depoimentos de pessoas que alcançaram graças por meio da intercessão de Monsenhor João.
Já no sábado (4), o ápice da romaria começa com a Missa das Peregrinações, às 9h30min, reunindo cavalarianos, motociclistas, ciclistas e jipeiros. Às 17h, ocorre a Missa das Bênçãos e Graças, seguida de um momento vocacional, antes da Missa e Procissão Luminosa, às 20h, um dos momentos mais aguardados da festividade.
O domingo (5) inicia com a Missa de Acolhida às 7h30min, seguida pela Missa da Saúde e Vocações, marcada para às 10h. A missa das 15h será um momento de bênção do Santíssimo Sacramento, além das bênçãos que Monsenhor João costumava oferecer durante sua vida.