Passo Fundo inicia a campanha eleitoral nesta sexta-feira (16) com 220 candidatos a vereador e três chapas ao cargo de prefeito e vice. A comunidade deverá escolher seus representantes na eleição de 6 de outubro.
Neste ano, o total de candidatos é 35% menor do que o número da última eleição municipal, quando havia 339 interessados ao cargo de vereador.
Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos ao Legislativo estão ligados a 16 partidos e federações partidárias. Entre seus perfis, a maioria é homem, branco e casado (confira o perfil abaixo).
Além dos vereadores, também houve redução no número de candidaturas ao cargo de prefeito e vice. Neste ano, três nomes participam das chapas majoritárias, quando em 2020 eram sete. São eles:
- Airton Dipp e Julio Stobbe, com apoios de: PT, PCdoB e PV (da Federação Brasil da Esperança), PDT e a Federação PSOL-Rede;
- Marcio Patussi e Claudio Doro, com apoios de: PL, Podemos, Republicanos, PRD, Partido Novo, União Brasil;
- Pedro Almeida e Volnei Ceolin, com apoios de: PSD, MDB, Progressistas, PSB, Cidadania e PSDB
Com o início do período de propaganda, todos podem divulgar suas candidaturas até 30 de setembro.
O perfil dos candidatos a vereador em Passo Fundo
Homens (65%), brancos (71%), casados (52%) e com idade entre 55 e 59 anos (17%) são o perfil médio dos candidatos a vereador em Passo Fundo.
Os dados do TSE também apontam orientação sexual e identidade de gênero: a grande maioria (96,55%) é heterossexual, seguido de um candidato gay, uma lésbica e um bissexual. Do total, 90% se consideram cisgênero e 10% não quiseram informar.
Quanto às profissões, a maioria dos candidatos a vereador que especificaram suas funções declararam ser empresários (11%), seguidos de aposentados (9%) e advogados (4%).
Já na escolaridade, a maioria concluiu o Ensino Médio (41%) e o Ensino Superior (39%).
Como fica a divisão entre partidos e federações
Em Passo Fundo, regra eleitoral permite que os partidos ou federações partidárias registrem no máximo 22 candidatos ao legislativo.
No site do TSE é possível conferir o nome de cada um dos candidatos, o número de urna e seu perfil. Abaixo, veja o quantitativo de candidatos por partido e federação:
- Federação PSDB e Cidadania: 21 candidatos
- MDB: 19 candidatos
- Novo: 8 candidatos
- Federação PT, PCdoB e PV: 18 candidatos
- PDT: 16 candidatos
- PL: 21 candidatos
- Pode: 17 candidatos
- Progressistas: 21 candidatos
- PSB: 21 candidatos
- PSD: 22 candidatos
- Federação PSOL e Rede: 2 candidatos
- Republicanos: 14 candidatos
- União: 20 candidatos