Quem gosta de carnaval teve mais uma chance de aproveitar a folia em Passo Fundo. Na noite de sábado (25), três escolas de samba da cidade levaram para a Avenida Sete de Setembro, em frente ao Parque da Gare, muita alegria e diversão ao público.
Nesta edição, o Carnaval de Rua não teve caráter competitivo. Três escolas do município participam do evento: Academia de Samba, do bairro Cohab I, Acadêmicos do Chalaça, do bairro Cruzeiro, e União da Vila, da Vila Luiza.
A primeira escola a desfilar foi a Acadêmicos do Samba, que levou para a rua a história da miscigenação e dos povos brasileiros. Logo depois, foi a vez da Acadêmicos da Chalaça pisar na avenida e resgatar a história da própria escola, criada há 13 anos. Já a terceira e última escola, a União da Vila, apostou em temas atuais para chamar a atenção do público, abordando o biodiesel e a inovação.
Mesmo com chuva forte, que, inclusive, atrasou o início do evento, o público acompanhou de perto os desfiles gratuitos.
— O carnaval está no meu sangue. Meus pais desfilavam e eu já desfilei também. Então eles me ensinaram o amor pelo carnaval — destaca a dona de casa Elaine Menezes.
O Carnaval de Rua, que não acontecia há dois anos por causa da pandemia, foi promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba de Passo Fundo (LIESPF). O evento é realizado sem recursos públicos, apenas com arrecadação de ações da organização.
— É importante realizar esse evento cultural para construir em 2024 um dos maiores carnavais que Passo Fundo já teve — destaca o presidente da Liga Felipe Machado.