Mais de 260 atletas, em idades entre sete e 50 anos, participaram do XXX seletivo estadual de atletas da seleção gaúcha de karate-do neste sábado (25), em Marau, no norte do Estado. O evento ocorreu no ginásio municipal Jatyr Francisco Foresti, e também serviu como treinamento.
A competição era exclusiva para atletas que compõem a seleção. Entre os objetivos, está a preparação dos representantes gaúchos para as competições que ocorrem durante o ano, especialmente o campeonato brasileiro da modalidade, que ocorrerá em maio, no Rio de Janeiro.
Na avaliação de um dos coordenadores do evento, Juarez da Silva, a cada ano o nível técnico dos atletas é mais elevado. O público-alvo eram crianças e adolescentes e, para eles, as atividades são um pouco diferentes, como explica:
— Todas as crianças que participam já têm vivências dentro do esporte, porém, para eles, é desenvolvida uma competição mais lúdica e operacional. Somente a partir dos 14 anos é que eles começam a competir mesmo.
Todos os participantes levaram para casa um troféu do seletivo, como forma de incentivo e recordação do evento.
Reconhecimento
A cidade de Marau é reconhecida como a capital estadual do karatê. Um projeto de olimpíada escolar é referência no Brasil como a maior competição do esporte entre estudantes.