A operação da bilhetagem eletrônica em Passo Fundo completou um mês na terça-feira (3). Desde que o cadastro foi aberto para a população, mais de 27 mil usuários fizeram o cartão para utilizar o novo sistema do transporte público.
Com a implementação gradual, o pagamento com fichas vermelhas segue sendo aceito — mas a previsão é que as passagens deixem de valer a partir de dezembro, segundo o gerente-geral da Coleurb Claudinei Bonifácio.
— Nossa ideia é ter o sistema totalmente implementado a partir de dezembro. Temos percebido a diminuição no uso das fichas, conforme as pessoas vão fazendo o cartão. Com o sistema, temos um levantamento de quantos usuários utilizam o transporte por categoria, um número que não tínhamos — aponta.
Do total de cadastros registrados até esta quarta-feira (4), 7.763 cartões foram para beneficiários de gratuidades, como idosos e Pessoas com Deficiência (PcD) e 4.106 para estudantes. O restante, mais de 15 mil, são usuários da tarifa inteira, no valor de R$ 4,95.
A empresa estima que em torno de 20% do total de passageiros na cidade utilizem o cartão.
Como os passageiros veem o bilhete eletrônico
De maneira geral, usuários ouvidos pela reportagem demonstraram receptividade com o novo sistema. É o caso da auxiliar administrativa Giovana de Souza de Brito, 21 anos.
— Eu acho mais prático, não precisa ficar com aquele monte de passagens e também não precisa contar troco quando era no dinheiro, além de ser bem mais rápido — relata.
Idosos também avaliaram a mudança como positiva. Para Edegar Kembrich, 82 anos, a praticidade é a principal característica do novo formato.
— Eu não pago mais a passagem, então o cartão é melhor. Não precisa toda hora estar apresentando a identidade, cada vez que embarca, facilita bastante — conta.
Apesar de ter entrado em vigor em 2024, a implantação do sistema eletrônico era discutida desde 2012. Em 2017, a instalação de meios eletrônicos para cobrança ficou autorizada na lei complementar n° 405/2017.
Quem ainda não fez o cartão pode se cadastrar diretamente nas lojas da Coleurb ou fazer o cadastro online. Nesse caso, o cartão demora até cinco dias úteis para ficar pronto. Nos pontos da empresa, também é possível fazer recargas e troca das fichas físicas por créditos.
Recarga
A recarga do cartão está disponível de duas formas:
- Empresas: pelo site da Coleurb, na aba Comprar Créditos: os créditos estarão disponíveis em até 72 horas após a confirmação do pagamento (possível em TED, boleto e Pix) e serão recarregados assim que houver a aproximação do cartão na leitora do ônibus.
- Cartão comum: nos pontos de venda da Coleurb, com pagamento em Pix, dinheiro ou cartão de débito (Visa, Master, Elo e Cabal). Nesse caso, as recargas são imediatas.
A gratuidade está garantida para idosos e Pessoas com Deficiências (PcD).
Onde se cadastrar
Ponto de venda Morom, destinado ao cadastro de estudantes
- Endereço: Rua Morom, 1230 — Centro
- Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 9h às 18h30min.
Ponto de venda UPF, destinado ao cadastro de estudantes
- Endereço: Centro de Convivência - BR-285, km 292,7, campus 1
- Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 11h30min às 14h30min e das 16h30min às 21h40min.
Ponto de venda Matriz, destinado ao cadastro de idosos com mais de 65 anos
- Endereço: Av. Sete de Setembro, 97, bairro Petrópolis
- Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 8h10 às 12h e das 14h às 18h