A prefeitura de Passo Fundo anunciou nesta quinta-feira (6) o lançamento de um loteamento para 135 residências no bairro Zacchia. O espaço, que recebeu o nome de Novo Zacchia, deve ter duas fases, sendo a primeira com construção das casas, escola de educação infantil com 200 vagas e praça. A segunda fase contempla uma unidade básica de saúde e centro de esporte e lazer.
O início das obras deve ocorrer no primeiro semestre de 2025. O valor total da primeira fase da obra está orçado em R$ 22,3 milhões, com recursos municipais. O loteamento será destinado a famílias de baixa renda inscritas CadÚnico e com cadastro habitacional na prefeitura.
Além disso, o poder público municipal negocia a compra de uma área de aproximadamente cinco hectares com a ideia de disponibilizar mais lotes urbanizados e equipamentos públicos no futuro.
— A região do Zacchia possui muitos hectares que podem ser expandidos não só para moradias, mas em negócios que geram emprego e renda, bem como lazer. A ideia é que a gente possa pensar essa área como um território de transformação para que as pessoas tenham qualidade de vida e perspectiva de futuro. Então, é nessa linha que queremos trabalhar a ideia do Novo Zacchia — disse o prefeito Pedro Almeida.
Segundo Almeida, o bairro já possui uma plataforma logística que deve possibilitar a instalação de até 100 novas empresas no bairro. O objetivo, afirmou o mandatário, é gerar emprego e renda aos moradores da localidade, que está entre os locais de maior vulnerabilidade social de Passo Fundo.
Medidas voltadas à habitação
Outra iniciativa anunciada nesta quinta-feira é a revitalização e reestruturação da área da Ocupação Quatro, localizada dentro do bairro Zacchia. Nesta semana começaram obras de canalização no local e há previsão de outros trabalhos, como instalação de energia elétrica, regularização da matrícula, urbanização e estruturação das vias, com arruamento e iluminação pública. Em dezembro de 2023, a Corsan regularizou o acesso à água na comunidade.
No lançamento, a prefeitura também anunciou a retomada do Conselho Municipal de Habitação. A Secretaria de Habitação informou que elabora um edital de chamamento para a composição do conselho junto com a assessoria dos conselhos. O novo grupo deverá auxiliar no chamamento das famílias contempladas com os lotes no bairro Zacchia.
— Conforme a cidade se expande, as demandas habitacionais também se elevam. Ainda mais pelo fato de Passo Fundo ser um polo regional, isso exige muito do setor, mas estamos preparados e trabalhando para dar mais conforto a comunidade — disse o secretário da pasta, Fernando Muller.