Um vídeo gravado por moradores de Liberato Salzano, município de 4,8 mil habitantes do norte gaúcho, flagrou o exato momento em que um caminhão-baú é levado pela correnteza do Rio Marcolino. As imagens foram gravadas na tarde de quinta-feira (20).
Com a chuva que atingiu o município ainda na madrugada de ontem, o leito do rio que corta a cidade transbordou e causou o alagamento em diversas ruas da região central. No levantamento mais recente, a prefeitura contabilizou 100 casas atingidas, sendo quatro destruídas após serem levadas pela força da água.
No interior do município, a ponte que liga a zona urbana ao distrito de Pinhalzinho cedeu e deixou 15 comunidades completamente isoladas. O levantamento da zona rural ainda está sendo feito pela Defesa Civil.
Conforme a prefeitura, o nível da água baixou e a situação começou a voltar ao normal na cidade na manhã desta sexta (3). No momento, o trabalho agora está focado na limpeza e desobstrução de bueiros. Um ponto de doações foi montado na Câmara de Vereadores (Avenida Rio Branco, 321). Até o momento, são solicitados alimentos, roupas, água e materiais de limpeza.
No norte gaúcho, as cidades de Barra do Rio Azul e Soledade são as mais afetadas pela chuva. Ao todo, são 115 desabrigados e 630 desalojados até o fim da noite de quinta-feira (2). No RS, há 32 mortes até essa sexta-feira (3) e problemas em mais de cem cidades. As principais regiões atingidas são a Central, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Metropolitana e Serra.