Exatamente seis meses depois da última enchente, o município de Barra do Rio Azul, no norte gaúcho, volta a ficar embaixo d'água, nesta sexta-feira (3). Em 3 de novembro de 2023, a cidade de 1,7 mil habitantes foi inundada depois que o alto volume de chuva causou o transbordamento dos rios Paloma e Azul, que cercam a localidade.
Dessa vez, há pelo menos 250 desalojados, conforme dados disponibilizados pela prefeitura até as 11h de 3 de maio. O número supera a enchente anterior, quando 179 pessoas precisaram deixar suas casas. À época, uma viatura da Brigada Militar e uma casa foram levadas pela força da água.
De acordo com o prefeito Marcelo Arruda, a situação atual do município é pior do que a do ano passado. No momento, os desalojados têm abrigo em casas de familiares, no ginásio municipal ou no salão paroquial da cidade. Entre a noite de quinta-feira (2) e a manhã desta sexta-feira (3), 15 moradores precisaram ser resgatados.
O resgate foi feito pelo Batalhão Ambiental, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar, que utilizaram embarcações e caminhonetes 4x4 para atravessar a água. O local apresentava forte correnteza e houve dificuldade na operação, devido ao grande volume de água, possibilidade de desabamento das residências e escuridão.
Dos 15 resgatados, duas eram crianças e três idosos, que estavam em estado de choque. Todos passaram por atendimento médico no município e foram encaminhados para a casa de familiares.
— A situação é duas vezes pior do que a outra enxurrada. Ano passado, havia perspectiva de maior reconstrução da cidade, mas agora estamos desolados. Tem muitas árvores caídas e postes, a cota do rio atingiu uns dois metros a mais em altura em relação a outra vez, e a largura deve ter pegado uns 10 ou 15 metros a mais — relata Arruda.
A prefeitura estima um acumulado de 300 milímetros de chuva entre as 10h e 22h de quinta-feira (2). A previsão é de mais de 100mm de precipitação entre esta sexta-feira (3) e sábado (4), cenário que causa apreensão entre os moradores.
— O rio deu uma baixada, mas está no leito. Com a previsão de mais chuva, estamos preocupados, tentando tirar o grosso da lama e ajudando a população dentro do possível — acrescenta o prefeito.
Como doar para Barra do Rio Azul
O município aceita doações de produtos de limpeza e auxílio de maquinários para ajudar na desobstrução de vias na cidade. Também é possível doar por pix, pelo CNPJ da prefeitura: 93.539.153/0001-92.