A ponte sobre o Rio da Várzea, que liga Rodeio Bonito à cidade de Ametista do Sul e ao distrito do Saltinho, na região Norte, foi levada pelas águas por volta das 19h de quinta-feira (2). A ponte de acesso a Cristal do Sul, sobre o Rio Braga, também foi interditada por danos severos na cabeceira.
Conforme a prefeitura, os demais estragos causados pela chuva estão concentrados no interior, em comunidades como Linha Olaria, Linha Santa Ana, Distrito do Saltinho e Linha São Roque. A cidade registrou cerca de 250 milímetros de chuva nas últimas 24 horas.
Em nota, a prefeitura de Rodeio Bonito informa que o Salão Paroquial é o ponto de referência para recolhimento de donativos e atendimento a desabrigados. Até o momento, famílias que residem em 50 casas atingidas estão abrigadas no salão ou na casa de parentes.
O funcionamento do abrigo é das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h em dias úteis, e em horários alternativos, caso haja necessidade. Para informar danos e necessidades, o telefone disponibilizado à população é o (55) 99702-4840, que estará disponível para concentrar as informações e tomar as devidas providências.
Até o momento, há 31 mortes e pelo menos 74 desaparecidos. Pelo menos 17 mil pessoas estão fora de casa e 235 municípios registraram estragos. As principais regiões atingidas são a Metropolitana, Central, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e Serra Gaúcha. Confira a cobertura completa em GZH.