Uma viatura da Brigada Militar (BM) e uma caminhonete foram arrastadas pela enxurrada em Barra do Rio Azul, no norte do RS, na sexta-feira (3). O município de 1,7 mil habitantes foi atingido pela inundação de dos rios Paloma e Azul após a forte chuva que caiu nos últimos dias.
Nas imagens, registradas por moradores, é possível ver residências e estabelecimentos comerciais invadidos pela água. O veículo da BM foi levado pela correnteza e, segundo a Defesa Civil estadual - que percorreu mais de três quilômetros no Rio Paloma atrás do veículo - ainda não foi localizado.
Cerca de 50 casas foram atingidas, e o quartel da BM foi parcialmente destruído. Não há registros de feridos ou mortos, de acordo com as autoridades locais. Até a última atualização desta reportagem, 100 pessoas estavam fora de suas casas devido à chuva, segundo a Defesa Civil.
Bombeiros militares, voluntários e a Defesa Civil de municípios próximos se deslocaram para auxiliar nos trabalhos de resgate aos moradores que ficaram ilhados.
- Não tivemos nenhuma vítima e nenhum ferido. Os bombeiros já fizeram todo o levantamento, três pessoas que estavam ilhadas foram resgatadas. Agora, é o trabalho de restabelecimento, limpeza das casas. Os principais acessos não estão comprometidos, segundo o engenheiro - diz o comandante da Defesa Civil da Coordenadoria Regional, major Darci Bugs Júnior.
Donativos serão encaminhados ao município, que fará a distribuição às pessoas afetadas. Ainda na sexta-feira, a Defesa Civil estadual encaminhou a Barra do Rio Azul a primeira de itens de ajuda humanitária: cem cestas básicas e cem kits de limpeza, bem como água potável.
Além de Barra do Rio Azul, outras 17 cidades relataram à Defesa Civil danos ou transtornos devido a chuvas, como ponto de alagamento e retirada de moradores de área de risco:
- Paulo Bento
- Nonoai
- Tupanci do Sul
- Barão de Cotegipe
- São Valentim
- Centenário
- Estação
- Paim Filho
- Cândido Godoi
- Ponte Preta
- Erechim
- Planalto
- Santo Ângelo
- Erval Grande
- Três Arroios
- Carlos Gomes
- Gramado dos Loureiros