Mais de 41 mil metros quadrados de desmatamento foram flagrados em Marau, no norte do RS, na terça-feira (28). O 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar registrou o crime contra a flora no Distrito Industrial da cidade após receber uma denúncia anônima.
A destruição de vegetação nativa e a drenagem irregular de uma área de banhado foram feitos em dois pontos distintos. Em ambos os casos os proprietários foram identificados, autuados e responderão pelo crime ambiental.
No primeiro local os policiais militares encontraram 1,4 hectare de Mata Atlântica desmatada. O bioma é um dos mais ameaçados do planeta.
Já o segundo flagrante aconteceu dentro de uma Área de Preservação Permanente (APP), que é protegida por lei. Foram contabilizados 2,7 hectares de supressão de vegetação nativa para abertura de valetas com o objetivo de drenagem.
As valas dentro do banhado mediam 350 metros e já tinham depositadas uma tubulação de concreto. Conforme o Batalhão Ambiental, o local estava sendo preparado para a abertura de um loteamento.
Este não é um caso isolado em que loteamentos de Marau são multados por desmatamento ilegal. O Ministério Público já acompanha pelo menos dez outras denúncias sobre esse tipo de crime no município.