As famílias que tiveram prejuízos causados pela chuva em Passo Fundo já podem se inscrever para receber o Auxílio Reconstrução, recurso de R$ 5,1 mil destinado pelo governo federal à população desalojada ou desabrigada pelas recentes enchentes que causaram mortes e prejuízos no Rio Grande do Sul.
Com cerca de 80 residências afetadas pela chuva, Passo Fundo é um dos 369 municípios gaúchos contemplados com o benefício, depois que o governo federal liberou o pagamento a mais de 44 mil famílias gaúchas, na segunda-feira (27). Para receber o benefício, a população afetada pela chuva deve se inscrever através da prefeitura, na sede da Escola das Profissões (veja o serviço abaixo).
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Fernando Bicca, os imóveis inscritos passarão por uma vistoria antes do cadastro ser enviado ao governo federal. Por isso, é importante que as pessoas levem fotos e vídeos dos estragos no dia da solicitação, além de documento oficial de identificação e comprovante de endereço.
— Vamos verificar se houve realmente o dano por meio de uma uma vistoria nas casas e, a partir disso, encaminhamos o cadastro para o governo federal. Não há um prazo para a vistoria acontecer, mas o objetivo é fazer imediatamente à solicitação. Nos casos em que já houve uma vistoria no imóvel e que temos o cadastro, não será necessário repetir o procedimento — disse.
Para ter acesso ao recurso, o responsável pela família deve acessar este site no momento do cadastro e confirmar as informações repassadas pelo município. Depois de confirmar a solicitação, a pessoa indicada receberá o dinheiro via Pix em até 48 horas.
Serviço
- O que: cadastro das famílias afetadas pela chuva no Auxílio Reconstrução
- Onde: através da prefeitura, na sede da Escola das Profissões (Avenida Brasil Leste, 839)
- Horário: das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h
- O que levar: documento oficial de identificação, comprovante de endereço, fotos e vídeos dos estragos causados na estrutura
- Mais informações: neste site do governo federal