O governo federal liberou o pagamento do auxílio de R$ 5,1 mil para mais de 44 mil famílias atingidas pelo desastre climático no Rio Grande do Sul. Quase todos os beneficiados são de Canoas, na Região Metropolitana. Para ter acesso ao recurso, é preciso ser cadastrado pela prefeitura do respectivo município e confirmar a solicitação no site do programa.
Depois disso, o dinheiro será depositado pela Caixa Econômica Federal em até 48 horas. Quem não tem vínculo com o banco terá uma conta poupança criada automaticamente, sem custos.
O Auxílio Reconstrução será pago a quem sofreu perdas decorrentes da enchente ou de deslizamentos de terra em municípios que estão em estado de calamidade ou situação de emergência. Não é preciso ser de baixa renda nem estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico). O governo federal estima que cerca de 200 mil famílias gaúchas terão direito ao recurso.
A liberação do primeiro lote de pagamentos foi anunciada pelo ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta, em entrevista coletiva concedida no início da tarde desta segunda-feira (27), em Caxias do Sul. O portal para o acesso das famílias entrou no ar durante o pronunciamento.
De acordo com o ministro, 75.213 famílias foram cadastradas pelas prefeituras e tiveram os dados analisados pelo governo federal durante o final de semana. Destas, 44.592 foram habilitadas a receber o auxílio e 30.621 estão com as informações em análise.
— Essa checagem levou em consideração várias informações. Tivemos parceria com o governo do Estado para verificar a mancha atingida (pela inundação), dados do censo do IBGE e informações das contas de água e contas de luz — explicou Pimenta.
No caso dos pagamentos que ainda estão em análise, o ministro justificou que foram encontradas inconsistências, como duplicidade de endereço. Isso não significa que o pagamento foi rejeitado, visto que as informações ainda poderão ser complementadas pelas prefeituras.
O portal para o cadastro dos cidadãos pelas prefeituras começou no dia 20 de maio. Não há restrição para a inclusão de novas famílias ao longo dos próximos dias.
Beneficiados
A maior parte das famílias que tiveram o Auxílio Reconstrução liberado é de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, uma das cidades mais afetadas pela enchente e a que conseguiu cadastrar o maior número de moradores até esta segunda. Dos 68.815 cadastros efetuados pela prefeitura, 42.572 tiveram o pagamento habilitado.
As outras 2.020 famílias que já podem receber o dinheiro foram cadastradas por 14 cidades diferentes: Arambaré, Bom Princípio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Feliz, Harmonia, Imigrante, Lajeado, Nova Bassano, Rolante, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Triunfo. A lista de municípios deve aumentar ao longo dos próximos dias.