O município de Ijuí, no noroeste gaúcho, registrou 105,4 milímetros de chuva entre as 6h e 12h desta quinta-feira (23), volume que representa 68,9% da chuva esperada para todo o mês de maio, de 146mm. O índice tem como base o levantamento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Na comparação com o acumulado mensal, a cidade de 84,7 mil habitantes registrou 429mm de 1º a 23 de maio, conforme a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O volume é 293% maior que a estimativa média de chuva para o mês, dado que considera o comportamento da precipitação local dos últimos 30 anos.
Segundo a Defesa Civil de Ijuí, a pancada mais forte de chuva foi das 9h às 11h, quando choveu 80mm na cidade. Alguns problemas pontuais foram registrados nos bairros Glória e Progresso, como excesso de água dentro de pátios e bueiros trancados. O Corpo de Bombeiros distribuiu cinco lonas para moradores que tiveram problemas com goteiras.
Volumes expressivos de água também foram registrados em Santa Rosa e Entre-Ijuís, ainda na Região Noroeste. Em Cruz Alta, o volume de chuva causou 11 destelhamentos. Confira a seguir.
Santa Rosa
Em Santa Rosa, foram 89,8mm da meia-noite até as 12h desta quinta, o segundo maior volume do estado, só atrás de Ijuí. O valor equivale a 58,7% da média de chuva estimada para maio, de 153mm.
Com o volume de chuva, quatro famílias precisaram sair de suas casas como medida de prevenção e estão em residências de familiares. Duas são do bairro Auxiliadora e duas do bairro Sulina. Em maio, choveu 291mm em Santa Rosa.
Cruz Alta
Em Cruz Alta, o acumulado de chuva foi de 89,6mm entre as 15h de ontem e 15h desta quinta-feira (23), conforme o Cemaden e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A chuva começou no início da madrugada, mas foi pela manhã que houve precipitação com maior intensidade, ventos fortes e até granizo em alguns bairros da cidade.
A Defesa Civil informou que pelo menos 11 casas foram destelhadas e receberam lonas. Também em quatro pontos da cidade houve quedas de árvores que bloquearam algumas ruas.
Entre-Ijuís
A estimativa de 153mm de chuva no mês se repete em Entre-Ijuís, onde choveu 87,4mm da meia-noite ao meio-dia desta quinta-feira. De 1º a 23 de maio, o índice de chuva chegou a 397mm no município de 9,1 mil habitantes. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Rafael Gutstein, não há registro de danos em casas ou estradas.
O órgão acompanha o nível dos rios Ijuí e Ijuizinho, que passam pela cidade. No primeiro caso, o nível subiu 1m10cm, enquanto o segundo 1m20cm. Agora, o volume parece estar reduzindo, conforme a água escoa pelo curso dos rios, pontuou Gutstein.