Estudantes, professores e funcionários do curso de Farmácia da Universidade de Passo Fundo (UPF) trabalham na fabricação de produtos de limpeza para doar às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A ideia é produzir 700 litros de hipoclorito de sódio e detergente de piso, ideais para a utilização em limpeza pesada.
O trabalho acontece no laboratório de manipulação de produtos de limpeza e antissépticos do curso de Farmácia, no Instituto da Saúde da UPF. O departamento costuma produzir insumos para o consumo interno da universidade e, agora, é usado para a solidariedade. Até a próxima semana, serão produzidos 400 litros de hipoclorito de sódio e 300 litros de detergente de piso.
— O detergente de piso e o hipoclorito de sódio são utilizados para limpeza pesada, que é a necessidade das vítimas das enchentes no momento — pontua a farmacêutica e responsável técnica pelo Setor Magistral, Helena Xavier Vieira de Oliveira.
A produção é realizada por 25 voluntários entre estudantes, funcionários e professores. Uma das voluntárias é a estudante de Farmácia Nathália Rodrigues, que se diz feliz por estar contribuindo de alguma forma.
— Estou ajudando a produzir saneantes porque sei a necessidade que se têm de produtos de higiene neste momento. Vi como uma oportunidade de ajudar o pessoal — disse a acadêmica.
Os produtos fabricados na UPF serão entregues à Defesa Civil para distribuição às famílias necessitadas.