Correção: o encontro de voluntários aconteceu na Academia Passo-fundense de Letras, e não no Centro de Tradições Gaúchas Lalau Miranda como divulgado pela assessoria de imprensa e publicado entre as 19h34 de 26 de maio e as 16h21min de 27 de maio. O texto já foi corrigido.
Voluntários do XVI Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo participaram da primeira reunião de trabalho neste domingo (26). O encontro foi na Academia Passo-fundense de Letras e teve a participação de 62 voluntários e 17 servidores do município.
A coordenação do festival apresentou a estrutura e a forma de trabalho do evento que acontece de 9 a 17 de agosto. Neste ano, o festival terá espetáculos nos turnos da manhã, tarde e noite no CTG Lalau Miranda. Mas, a programação também se estenderá a 10 bairros da cidade.
— Essa expansão visa promover uma maior inclusão e acesso à cultura, permitindo que mais pessoas possam vivenciar as tradições folclóricas — ressalta a secretária de Cultura, Miriê Tedesco.
Coordenadores das comissões que constituem o festival apresentaram o trabalho das equipes de transporte, alimentação, hospedagem, monitores, entre outras. Também foram distribuídas as equipes para cada uma das áreas para que os voluntários já possam iniciar a atuação.
Um novo Festival
Neste ano, o festival de folclore terá caráter solidário, além de mudanças no formato do evento. Os grupos interessados puderam se inscrever para participar, diferente de outros anos que a participação acontecia somente através de convite.
— O número de grupos que inscreveram-se nos surpreendeu, 92 grupos ao todo, e desses foram selecionados 15 grupos — afirmou Miriê.
O evento, que começou a ser projetado em 2023, dedicará seus esforços em prol das vítimas das enchentes que atingiram o Estado.