O grupo folclórico Andarilhos do Sul, de Passo Fundo, se prepara para levar as danças e músicas típicas do Rio Grande do Sul para a Europa. Dos 30 participantes, 16 membros devem embarcar em 13 de junho para Montenegro, na região dos Bálcãs. A partir do dia 20, o destino é o país vizinho, Bósnia-Herzegovina.
Os artistas se apresentarão nos festivais Budva Dancing 2024 e BH Folk Fest, junto a pelo menos 10 países de diferentes continentes. As apresentações acontecem nas cidades de Budva, de cerca de 13 mil habitantes na costa de Montenegro, e Saravejo, a capital da Bósnia-Herzegovina, com população de 405 mil habitantes.
De acordo com o presidente do grupo, Felipe Porto, o objetivo é levar a tradição gaúcha para o restante do mundo.
— Nosso grupo é independente, nós mesmos mantemos os eventos, apresentações e viagens. Ano passado organizamos pilchas novas, temos todo um cuidado e estudo pra ficar dentro das tradições. Levamos nossa música, nossa cidade e nossa cultura para fora — conta.
Foco nos ensaios
Até as apresentações, os artistas focam nos ensaios que acontecem no CTG Osório Porto, bairro Boqueirão. O grupo ensaia semanalmente, com repertório de canções, coreografias e indumentárias do Rio Grande do Sul.
Formado em 2009 em Passo Fundo, o Grupo Andarilhos do Sul conta com músicos e dançarinos que já passaram por países como Itália, Turquia, Colômbia, China e Bulgária. O grupo se estrutura anualmente para participar de festivais internacionais a cada dois anos, com verba que vem da mensalidade dos membros e de eventos para arrecadação de fundos.
— Desde 2009 o grupo cresceu muito. Eu faço parte desde 2011 e nós não temos patrão ou dono, mas um conselho formado por cinco pessoas e é por ele que tomamos as decisões em conjunto. Esse conhecimento cultural enriquece e engrandece, ao mesmo tempo que a gente leva um pouco do nosso Rio Grande, da nossa vida, para o exterior — acrescenta.