Soluções nas áreas da saúde e agronegócio foram apresentadas nessa quinta-feira (15) durante o Programa Jovem Empreendedor, promovido pelo Instituto Manager, em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) e prefeituras da região. Três projetos foram selecionados para a fase de pré-incubação no UPF Parque Científico e tecnológico.
Durante seis meses, os estudantes receberão mentorias gratuitas do UPF Parque, buscando transformar as ideias em negócios reais, como explica a head de estratégia e relacionamento com o mercado do UPF Parque, Cassiane Chais:
— É muito legal ver jovens com motivação, empenho e espírito empreendedor, pois é assim que nasce uma Startup e é isso que um 'startupeiro' precisa hoje para conseguir tocar sua ideia e transformá-la em um grande negócio — afirma.
Os estudantes com projetos selecionados têm entre 13 e 18 anos e propuseram a criação de aplicativos para solucionar problemas nas áreas propostas.
— Nessa faixa etária muitos alunos vivem no mundo de redes sociais, e quando chega a necessidade de buscar uma área para estudar ou entrar no mercado de trabalho acabam levando um choque de realidade. Através do Programa, a gente consegue antecipar todo o cenário, proporcionando acesso ao UPF Parque e ao atingir a idade, fazer uma conexão para eles terem uma graduação dentro da UPF —pontua o diretor do Instituto Manager, Anderson Detogni.
Conheça os projetos selecionados
Os três projetos selecionados para pré-incubação se destacaram em meio aos outros desenvolvidos por dois mil estudantes que participam do Programa Jovem Empreendedor. Pelo período de 1 ano, os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas municipais e estaduais da região aprendem, em aulas no contraturno escolar, sobre empreendedorismo, a criar suas próprias oportunidades e se qualificar para ingressar no mercado de trabalho. Os projetos aprovados foram:
O Pharmacy-delivery desenvolvido pela estudante Ana Caroline Pascoal, de 15 anos. Natural de Santo Expedito do Sul, ela propôs a criação de um aplicativo voltado, principalmente, para a rede pública de saúde, para realização de triagem, consultas e venda de medicamentos, por meio de profissionais e farmácias parceiras cadastradas, incluindo, ainda, um kit de triagem para facilitar o atendimento.
O aplicativo Seed Calculator, é uma proposta desenvolvida pelas estudantes Aniély Alana Tieze, Anny Cardoso e Júlia Barden, 13 anos, de Não-Me-Toque. A proposta é fornecer a contagem de sementes por metro quadrado e não por quilogramas, como é feito atualmente. O objetivo é trazer economia no campo.
Já o Vibur é um aplicativo voltado para atendimento psicológico on-line. A ideia é do estudante Vitor Bueno Araldi, 18 anos, de Constantina. O projeto quer agilizar o agendamento de consultas psicológicas, bem como a realização das mesmas de forma on-line.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: