Um momento aguardado pela comunidade escolar de Fontoura Xavier, no norte do Estado, começou a se concretizar ao meio-dia de quinta-feira (15). Após quase um ano no escuro, o Instituto Estadual Ernesto Ferreira Maia iniciou a religação das luzes e os estudantes poderão retomar às atividades normais na próxima semana.
A escola é a única estadual da área urbana do município e atende mais de mil alunos, com turmas diurnas e noturnas. Desde agosto de 2022, os estudantes da noite não estudam presencialmente, e os da manhã e tarde, não podem usufruir da estrutura oferecida, como sala digital e laboratório de ciências, por exemplo.
Conforme a diretora, Eliane da Rosa Baptista, a volta da luz representa o retorno da vida para a escola:
— Voltar para a escola com luz tem uma importância inexplicável. Sala de aula iluminada, aula com uso de tecnologias, merenda com uso de eletrodomésticos, portas e portões eletrônicos funcionando, câmeras de segurança, internet, ar condicionado... Só quem passou por isso sabe o quanto foi difícil, triste e agonizante.
O motivo do problema era a interdição da rede elétrica, que foi desligada após uma série de incêndios em razão da sobrecarga de equipamentos. Na última semana, após a conclusão de melhorias na instituição, a empresa responsável pela obra fez a ligação até a subestação externa e interna da escola.
A religação de todos os quatro prédios de salas de aula, laboratório e ginásio tem previsão de ser concluída até segunda-feira (19).
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: