Há um ano, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo lançou a campanha da “Blitz da Doação de Sangue nas Escolas” com o desafio de conscientizar os jovens sobre a importância deste gesto solidário. Na época, apenas 24 doações do público de 16 e 17 anos constavam no registro do Serviço de Hemoterapia, agora este número é sete vezes maior.
Os resultados foram apresentados na última quarta-feira (14), no Dia Mundial do Doador de Sangue, para os representantes de escolas públicas e privadas que foram reunidos na Unidade de Relacionamento do HSVP no Passo Fundo Shopping.
Neste período, 3,2 mil estudantes assistiram a palestras sobre a segurança do processo de doação, realizadas pela responsável técnica da Hemoterapia, Dra. Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo, com a participação do mascote Hemozito.
Após a ação, 172 estudantes do Ensino Médio fizeram doações de sangue no hospital. O número também é expressivo quando contabilizado o aumento de novos voluntários dos 18 aos 29 anos, totalizando 3,8 mil doações.
— Encerramos a campanha com dever cumprido e o coração cheio de esperança. O nosso projeto foi além das fronteiras da sala de aula, pois envolveu alunos, professores, funcionários e pais. Também observamos um movimento de jovens vindo de escolas da região para doarem conosco — relatou Cristiane.
Novos doadores
A iniciativa de fidelizar os jovens, considerado o menor público entre os doadores de sangue, foi abraçada por 14 escolas. O coordenador do Colégio Marista Conceição, Marcelo Ferrão, disse que a campanha é de suma importância social. A instituição foi uma das participantes da ação:
— O tema é bastante sensível, principalmente para as pessoas que necessitam de doação de sangue e não podem esperar. Acho que a conscientização nesta idade, a partir dos 16 anos ou mesmo antes, é a decisão mais acertada.
Entre junho de 2022 e maio de 2023, foram recebidas mais de 12 mil doações no total.
Doação de sangue no HSVP
O voluntário precisa estar bem de saúde, alimentado, ter tido uma boa noite de sono e pesar acima de 50 quilos. O processo é o mesmo para todas as idades, no entanto, o adolescente precisa de um termo de consentimento assinado ou estar na presença dos pais ou responsáveis.
Quem quiser fazer uma doação deve procurar o serviço localizado na Rua XV de Novembro, no prédio da Radioterapia, nº 485, quinto andar. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone (54) 3316-4087.