Preocupados com a proliferação do mosquito transmissor da dengue, moradores do centro de Passo Fundo denunciam situação de abandono em um terreno estadual. O espaço em questão abriga o prédio da 7ª Coordenadoria de Obras Públicas do Estado e fica ao lado do Centro de Esporte e Lazer Parque Fredolino Chimango.
O pátio em questão ligava o prédio da coordenadoria estadual, que fica a frente do terreno, a um anexo aos fundos, onde funcionava a Delegacia de Trânsito. O mato chega a ter um metro de altura em alguns pontos. Nas proximidades, é perceptível o barulho de grilos e demais insetos. A situação é de abandono, conforme Ozana Quadagnin, dona de casa e moradora da região há cinco anos.
— Já resgatei várias ninhadas de gatos que se reproduziam ali, mas agora o foco é a dengue. Há vários depósitos para proliferação de mosquito ali, além de ratos e baratas. Preocupa e indigna porque nós recebemos os agentes em nossas casas, fazemos nossa parte, mas ali do lado ninguém mantém o terreno limpo.
Outra moradora, que preferiu não se identificar, relata que, por causa do mato, passou a deixar a janela que fica ao lado do terreno sempre fechada:
— Sobe muito bichinho, aranhas, mosquitos e insetos. Essa situação se repete há muitos anos, e gente só espera que seja resolvido.
Procurada, a Secretaria de Obras Públicas do Estado informou, por meio de nota, que o espaço abriga um estacionamento dos funcionários e recentemente teve parte da grama aparada. Na ocasião, não identificaram focos de água parada no local. Uma nova limpeza externa e roçada será feita nos próximos 10 dias.
Ainda, foi repassado que “o prédio não apresenta problemas e as manutenções são realizadas de acordo com as necessidades. Ao longo do ano, a secretaria deverá executar melhorias em Coordenadorias Regionais de Obras no Estado”, diz a nota.
Dengue em Passo Fundo
Passo Fundo contabiliza 119 casos confirmados e outros 501 em análise, conforme dados atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na quarta-feira (20). Entre o perfil dos infectados, a maioria são homens (66 casos), com idades entre 50 e 59 anos (20 casos).
Em boletim atualizado pela prefeitura na terça-feira (19), há registro de seis internações de moradores de Passo Fundo em tratamento da doença. Cinco estão em leitos clínicos e um em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até o momento, a cidade não registra mortes por dengue, diferente de outros 17 municípios gaúchos. Ao todo, foram 25 mortes por dengue no RS só em 2024.
Como denunciar
Em Passo Fundo, a Vigilância em Saúde deixa números de telefone à disposição para a comunidade denunciar terrenos com casos de água parada e esgoto. Saiba quais contatos acionar:
- Água parada: (54) 3046 - 0073 ou 99654-1444
- Esgoto: (54) 3312-9201 ou 3317-2529
- Terrenos baldios: (54) 3313-7576
- Aplicativo Cidadão Online