Mais de 40 locais foram notificados por apresentar focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, desde o começo do ano em Passo Fundo. Enquanto isso, a cidade tem pelo menos 50 denúncias por dia de locais com possíveis focos do mosquito, conforme dados do Núcleo de Vigilância Ambiental do município.
Um exemplo é o aposentado Sérgio de Almeida, 54 anos, morador do bairro Petrópolis, que relata que uma piscina em uma casa vizinha acumula água parada e sujeira há pelo menos seis meses.
— Os moradores estão preocupados. Já denunciei e até agora nada de solução. Eu inclusive estou com o meu filho na cama com febre. Não sei se é sintoma, mas a dengue está aí. Temos que tomar uma providência — disse.
No centro de Passo Fundo, outra denunciante é Antoninha de Lordes Luss. Aos 91 anos, disse que nunca viu algo parecido com tantos casos de dengue no RS. No painel da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta sexta-feira (27) havia 8.199 casos confirmados da doença, sendo a maioria, mais de 7 mil, contraídos dentro do estado. Na segunda-feira (26), o RS registrou a oitava morte por dengue.
A principal reclamação de dona Antoninha é um terreno baldio ao lado de sua casa. Ali, é possível constatar garrafas e latas com água parada, além de muito lixo.
— Isso tá assim há pelo menos dois anos. Eu tenho meus filhos, netos, bisnetos que vêm me visitar todos os dias. E se o mosquito picar e prejudicar um deles? Faz o quê? — ressalta a professora aposentada.
Se as equipes constatarem focos do mosquito, o proprietário é notificado pela Vigilância Ambiental e tem prazo de até 24h para regularizar a situação. Caso isso não aconteça, as multas podem variar de R$ 400 a R$ 4 mil reais, dependendo da gravidade.
Hoje, 52 agentes da Vigilância Ambiental em Saúde de Passo Fundo atuam no combate ao Aedes aegypti, que também é o mosquito transmissor de doenças como zika vírus e febre chikungunya.
Como denunciar
Em Passo Fundo, a Vigilância em Saúde deixa números de telefone à disposição para a comunidade denunciar casos de água parada e esgoto. Saiba quais contatos acionar:
- Água parada: (54) 3046 - 0073 ou 99654-1444
- Esgoto: (54) 3312-9201 ou 3317-2529
- Terrenos baldios: (54) 3313-7576
- Aplicativo Cidadão Online