Uma adutora rompeu e voltou a causar transtornou a moradores da Rua Frei Caneca, na Vila Rodrigues, em Passo Fundo, na tarde desta segunda-feira (4). Esse é o segundo incidente em três dias no mesmo local: no sábado (2), a canalização estourou e moradores precisaram correr para evitar que a água entrasse dentro das residências.
Segundo os moradores, a água começou a jorrar por volta das 15h. Leonardo da Silva Busanello, 23 anos, que atua como mecânico, conta que precisou deixar o trabalho para ajudar o avô e a esposa, que está grávida.
— Eu estava trabalhando e tive que pedir pra sair. Sábado passamos um tempão sem água, sem conseguir ajeitar as coisas e agora de novo — conta ele, que teve prejuízos em janeiro de 2023, quando a mesma adutora rompeu pela primeira vez e causou prejuízos ao casal.
A auxiliar de cozinha Deucemara Melo da Silva, 47 anos, conta que os prejuízos sofridos por ela e a família desde o primeiro rompimento não ressarcidos pela Corsan.
— No ano passado, estourou um muro do vizinho e eles indenizaram. Só que o muro do vizinho quebrou e entrou (água) na minha janela. Eu perdi móveis, telefone e eles não indenizaram. No sábado, foi a mesma situação: limpamos tudo e arrumaram. Agora esse problema de novo — disse.
A Corsan esteve no local que interrompeu o abastecimento de água, afetando os bairros Annes, Vergueiro, Lucas Araújo e parte da Vila Rodrigues. Questionada, a companhia garantiu que vai ressarcir os moradores pelos danos sofridos. A previsão de normalização é às 21h. Leia a nota na íntegra:
"A assistente social da Corsan esteve na residência, conversou com moradores e orientou sobre procedimentos. Um caminhão-pipa e operários que fazem o conserto da rede, ajudaram na remoção do material, lavagem e limpeza. Moradores dos bairros, Fátima, Annes e Rodrigues podem ter oscilações no abastecimento ou baixa vazão na rede durante o reparo. O fornecimento de água deve ser normalizado gradativamente após as 21h".