A publicação do edital de concessão dos aeroportos de Passo Fundo e de Santo Ângelo, prevista para acontecer nesta quinta-feira (15), foi adiada. A divulgação não tem nova data prevista. De acordo com a Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), o documento está pronto e não haverá revisão do conteúdo. No momento, encontra-se em trâmites internos do governo.
A data havia sido definida em reunião do Conselho Gestor do Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do governo do Estado (CGCPPP), junto ao governador Eduardo Leite, no dia 8 de fevereiro. Apesar do atraso, o edital já foi aprovado e a abertura da licitação consta como autorizada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial Eletrônico do Estado (Doe).
O consórcio vencedor da licitação, que terá o modelo de concessão patrocinada, administrará os dois terminais por 30 anos e deverá, obrigatoriamente, investir mais de R$ 101 milhões para qualificar a infraestrutura e a operação nos aeroportos Lauro Kortz, em Passo Fundo, e Sepé Tiajaru, em Santo Ângelo.
Por meio das secretarias de Logística e Transportes (Selt) e de Parcerias e Concessões (Separ), o governo vai aportar R$ 29 milhões na futura parceria com a iniciativa privada. A contrapartida vai garantir que obras do terminal de passageiros, pista de táxi e pátio de aeronaves dos dois terminais sejam realizadas nos três primeiros anos da parceria.
O governador Eduardo Leite tem pré-agenda prevista para domingo (18) em Passo Fundo. Ele deve estar presente na inauguração do Prédio Texas, do Instituto Educacional (IE), e visita ao novo canteiro do Parque Linear, na Avenida Brasil.