Dedicado à cidadania, o Centro Juvenil Mericiano (Cejume) oferece atividades de fortalecimento à população do bairro São José, em Passo Fundo, desde 1986, quando foi criado pelas Irmãs Ursulinas Filhas de Maria Imaculada, da Associação Educativa Agostini.
De lá para cá, foram diversos trabalhos em favor do desenvolvimento social e econômico da comunidade. No começo, isso acontecia com serviços de educação infantil totalmente gratuita e em turno integral, o que possibilitava que mulheres pudessem trabalhar enquanto deixavam seus filhos em segurança no local.
O serviço persistiu até 2015, quando a educação infantil foi encerrada. A partir daí, o centro passou a atender apenas pessoas em vulnerabilidade social através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. As atividades, realizadas no turno inverso ao escolar, contemplavam crianças com seis anos ou mais, adolescentes e mulheres.
Hoje, as atividades acontecem em três dias da semana. Segundo a coordenadora do projeto, irmã Katiane Silva Peres, a agenda dos integrantes inclui oficinas de música, expressão corporal e artesanato, além de esportes e recreação.
— Temos ainda grupos de convivência e habilidades sociais. Para as mulheres, as atividades ocorrem em três tardes semanais e uma manhã, onde aprendem a fazer artesanato, pintura, arte com itens reciclados, tricô e decoupage — conta.
No momento, 74 crianças e 40 mulheres participam das oficinas. Dessas, 17 são idosas, que integram o projeto Bem Viver Maturidade. Os assistidos saem dos bairros São José, Leonardo Ilha, Parque Farroupilha, Coronel Massot e Petrópolis. Para entrar no Cejume, é obrigatório estar registrado no Cadastro Único.
— Neste ano, desenvolvemos o projeto Fortalecer que, como o nome já diz, visa fortalecer a convivência, ações e potencialidades de cada uma das crianças e adolescentes para que todos possam ser protagonista das suas ações e decisões de vida — ressaltou Katiane.
Programação de fim de ano
O Cejume preparou uma programação especial para marcar o encerramento de 2023. Já na segunda-feira (11), começa a tradicional Mostra e Feira Solidária, onde serão comercializados todos os produtos que são produzidos pelas mulheres nas oficinas de pintura, arte reciclagem, decoupage e tricô, do Projeto Bem Viver. A ação segue até sexta-feira (15).
Na quinta-feira (14), o grupo de teatro da organização apresenta a peça "O Pequeno Príncipe" durante o show de talentos e confraternização com as famílias na sede da entidade, que fica no bairro São José. A programação começa às 17h.
Para funcionar ao longo do ano, o Cejume conta com o apoio de pessoas físicas e jurídicas para o desenvolvimento das atividades, além de projetos apresentados por meio de editais e chamamentos públicos. Outra parte do recurso sai do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdica).
— Sempre chega no final do ano e precisamos de muito apoio e parcerias para realizar a festa das crianças. Já estamos contando com algumas empresas que se uniram conosco para desenvolver as ações, mas toda ajuda é bem-vinda. Neste Natal, queremos ofertar para as famílias atendidas uma cesta básica, então também precisamos de doações nesse sentido — pontuou Katiane.
Entre em contato para ajudar
- O que: Centro Juvenil Mericiano (Cejume)
- Endereço: Rua Sergipe, 122 — bairro São José
- Contato: (54) 3315 5045