Por Adriano Teixeira, secretário de Educação de Passo Fundo
É uma tarefa muito difícil definir qual o foi o ponto alto da Missão Cidade Educadora de Passo Fundo, política pública que levou cinco alunos, cinco professores e cinco responsáveis para Barcelona em maio de 2023. Selecionados em 2022 dentre todos os alunos do 7º ano da rede municipal de Educação de Passo Fundo, os cinco embaixadores tinham uma missão árdua e clara: apresentar os projetos de Cidade Educadora de Passo Fundo e, obviamente, beber da fonte da primeira Cidade Educadora do Mundo.
Tenho algumas hipóteses e uma convicção! Vamos às hipóteses que, como pesquisador, vou chamar de “H”: H1: Ver nossos alunos apresentando os projetos Ki da Hort@, Prisma Espaço Geek, Escola Pública de Arte e Criatividade Roberto Pirovano Zanata, Escola Pública de Música Yamandu Costa e Escola das Profissões, em espanhol! Deram show! H2: Saber que pela primeira vez na história de cidade educadora de Barcelona, por embaixadores pré-adolescentes visitaram a cidade; H3: a constatação de que, guardadas as proporções relativas ao tempo de adesão à carta das cidades educadoras, os projetos apresentados por Passo Fundo têm muita proximidade com os projetos da cidade catalã; H4: a mobilização que a Missão 2023 causou no 7º ano de 2024 - e aí temos um conjunto potente de reflexos positivos sobre a aprendizagem da gurizada!
Mas qual é a minha convicção de candidata principal ao destaque da Missão? A visita que nossos embaixadores fizeram ao Distrito 22@ em Barcelona, epicentro da inovação na cidade. Um dos ecossistemas de inovação baseada na economia do conhecimento mais importantes do mundo. Mas não estamos falando somente de uma caminhada pelo bairro. Estamos falando dos 45 minutos que passaram dialogando com Josep Miquel Piqué, uma das principais autoridades do mundo quando o assunto é inovação!
Durante a conversa que se dava nas ruas de Barcelona, Piquèt chamou a atenção para o fato de que vivemos na economia do conhecimento, onde a geração de talentos é ponto determinante de desenvolvimento social. Um contexto onde a criatividade, a resolução de problemas e o domínio das tecnologias digitais passam a ser elementos essenciais da formação humana. Relacionando estas ideias com o que Passo Fundo tem oportunizado para seus alunos, a minha convicção é que, embora tenhamos muito a avançar, nossa missão de garantir suporte pedagógico e de infraestrutura para a rede municipal de ensino para a formação de cidadãos críticos, inovadores e capazes de impactar positivamente a sociedade está absolutamente afinada com as demandas de futuro do mundo!