A cidade cosmopolita com mais de 1,8 milhão de habitantes é referência para outros países. Barcelona é a primeira Cidade Educadora do mundo e sede a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). A entidade fundada em 1994 incentiva projetos educacionais em 478 municípios nos cinco continentes. A cidade espanhola é a pioneira na função de educar para além da sala de aula, com olhar focado na formação e desenvolvimento de todas as pessoas da comunidade.
O trabalho de articulação com diferentes setores e expansão das atividades para espaços públicos são algumas das estratégias adotadas para garantir uma educação integral. Todas essas atividades foram conhecidas pelo grupo de estudantes e professores de escolas municipais de Passo Fundo durante a Missão Cidade Educadora. GZH elencou cinco projetos desenvolvidos em Barcelona que podem servir de exemplo para outros municípios.
Mobilidade Urbana
Barcelona é referência mundial em mobilidade urbana. Os pedestres são prioridade no tráfego. Na maior parte das ruas, ao contrário do que acontece no Brasil, os semáforos estão voltados para os pedestres, só depois do sinal fechado carros e ônibus seguem o trajeto. A cidade conta ainda com 155 quilômetros de ciclovia, permitindo uma ligação entre todos os bairros sobre duas rodas.
Espai de Joc 0-99
O espaço dedicado aos jogos está instalado na Plaça de les Glòries. A estrutura aberta à comunidade funciona quatro horas por dia nas sextas-feiras, sábados e domingos. O espaço oferece jogos tradicionais, de tabuleiros, cartas, entre outros. A proposta lúdica está acessível para toda a comunidade. Durante o dia, os dinamizadores acompanham a atividade e orientam crianças, jovens e adultos.
Coletiva seletiva
Barcelona promove e incentiva a reciclagem. Pontos de coleta estão espalhados pela cidade. Os contêineres são divididos por cor e possuem informações e ilustrações que auxiliam na hora da separação dos resíduos. A boa comunicação e a clareza na divisão dos materiais garante a adesão dos moradores, refletindo na consciência da população. A cidade conta ainda com um moderno sistema de tubulações subterrâneas, responsáveis pela compressão e distribuição dos resíduos.
Superilles
A preocupação ambiental está no centro das ações políticas de Barcelona. Pensando na redução da emissão de carbono e de ruídos, a prefeitura criou o projeto Superilles — superquadras em português. Nesses locais, o trânsito de carros foi reduzido priorizando a circulação de pedestres e de veículos sem motor, como bicicletas e patinetes. Além disso, cruzamentos entre quadras foram fechados e os espaços convertidos em locais de convivência. As superquadras proporcionam ainda mais zonas verdes na cidade.
Fàbrica de Creació de Fabra i Coats
O projeto transformou espaços abandonados em prol do desenvolvimento da comunidade. O ecossistema montado no local permite que os moradores ampliem suas atividades, recebam suporte e um local acessível desenvolver suas habilidades. O espaço conta com salas de dança, música, costura, estúdios de rádio. A estrutura está à disposição da comunidade.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: