Até onde a educação pode te levar? Para cinco estudantes da rede municipal de Passo Fundo, o destino estava separado por um oceano, a mais de 10 mil quilômetros, em Barcelona, na Espanha.
A viagem para a primeira Cidade Educadora do mundo é resultado de um projeto educacional da prefeitura de Passo Fundo. Os alunos viajaram com a missão de apresentar os projetos educacionais desenvolvidos na cidade do norte do estado e conhecer o trabalho que estimula o ensino, que transcende as paredes da escola em território catalão.
Barcelona é a sede da Associação Internacional das Cidades Educadoras. A entidade fundada em 1994 incentiva projetos em quase 500 municípios ao redor do mundo, entre eles Passo Fundo. A cidade espanhola é pioneira na missão de educar para além da sala de aula, incentivando programas, utilizando espaços públicos e envolvendo a comunidade.
"A educação começa na infância, mas nunca termina e jamais se reduz a formação laboral ou profissional", explica a Carta das Cidades Educadoras, documento que orienta o trabalho.
Acompanhados por um familiar e um professor da escola em que estuda, Esthefani Simões, Luane Freitas Ruas, Mateus Felipe Bellini da Luz, Mei Lyn Chaves Choy e Sabrina Schmitz dos Santos embarcaram na sexta-feira (5). Foram seis dias na Espanha. O grupo de Passo Fundo visitou escolas, centros de formação, museus, espaços públicos e projetos educacionais que são referência no trabalho desenvolvido em solo catalão.
![Prefeitura de Passo Fundo / Divulgação Prefeitura de Passo Fundo / Divulgação](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/2/1/2/8/0/7/4_3f636ecba02fc28/4708212_e93b67f3a7a5aa7.jpg?w=300)
No primeiro dia em Barcelona, os estudantes foram recebidos pela Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE). Os jovens apresentaram cinco programas e iniciativas de Passo Fundo no âmbito de Cidades Educadoras. Para a secretária Geral da AICE, Marina Canals Ramoneda, o trabalho nas Cidades Educadoras deve integrar a comunidade através da educação:
— É uma educação que acontece em torno da educação não formal, em espaços informais. Falar de educação se referindo só a escola seria um erro, seria como falar de saúde se referindo somente a hospital. A saúde é muito mais, é prevenção, vida saudável, exercício e o mesmo acontece com a educação — reitera Marina.
Ao longo da semana, o grupo conheceu escolas e projetos realizados em Barcelona sob o princípio de uma Cidade Educadora. Na Escola Mercè Rodoreda, destaque para os programas que integram a instituição com o bairro em que ela está instalada. Nos fins de semana, a estrutura fica à disposição da comunidade.
Os alunos ainda visitaram institutos de inovação e tecnologia e espaços ambientais que buscam reduzir os impactos provocados pelas pela emissão de carbono:
— Eles diminuíram espaços para os automóveis, fecharam cruzamentos, fizeram praças e construíram espaços para pedestres. Aqui as pessoas são o foco, é muito diferente, uma ótima ideia — comenta Luane Freitas Ruas, em visita ao projeto Superilles.
Dentre as atividades realizadas no intercâmbio, a visitação à Plaça de Los Glories demonstrou, na prática, o funcionamento de um espaço integrado com a comunidade que oferece jogos, livros e espaço de recreação ao público. O secretário de Educação de Passo Fundo, Adriano Teixeira comenta a iniciativa:
— Passo Fundo tem criado espaços similares, para ofertar cultura à população. O Largo Pirovano Zanatta se aproxima desse espaço, em que as pessoas podem pegar jogos e trazer sua família para viver a cidade fora de casa. A grande questão é o nível de inclusão das atividades. A diferença que temos é que tudo é muito mais simples aqui, do ponto de vista de execução, é algo que podemos fazer na nossa cidade sem dúvida nenhuma — destaca Teixeira, que acompanhou a missão.
![Maria Eduarda Ely / Agencia RBS Maria Eduarda Ely / Agencia RBS](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/9/3/5/9/0/7/4_84c6891ee5bd6d5/4709539_3e4e4bff30cd536.jpg?w=700)
Durante a experiência na Espanha, o conteúdo estudado em sala de aula saiu dos livros e ganhou o mundo. Como em uma viagem ao passado, os alunos conheceram a história de Barcelona, através da cidade velha e dos espaços preservados no bairro Gótico.
As aulas de artes também se transformaram com as telas no Museu Nacional de Artes da Catalunha. Os alunos conheceram o trabalho de seus moradores mais ilustres: Antoni Gaudí. Responsável por projetos como a Sagrada Família e as casas Batlló e La Pedrera, o arquiteto foi precursor do movimento modernista catalão.
As aulas de ciências também tomaram forma no CosmoCaixa, três vezes premiado o melhor museu de ciência interativa do mundo. Espaço que encantou da aluna Mei Lyn:
— Eu amo astronomia, céus, planetas. Eu estudo isso em casa e lá consegui ver de perto. Foi meu lugar favorito de Barcelona — reflexa Mei Lyn.
Os estudantes retornam para Passo Fundo no domingo (13) com novas experiências, histórias, curiosidades e a certeza de que a educação é o principal caminho para mudar o mundo.
— Foi incrível conhecer a cidade inteira. Aprender tanto — celebra Sabrina dos Santos, de 13 anos.
GZH Passo Fundo
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