Com título de Cidade Educadora desde abril de 2021, Passo Fundo integra um grupo de cerca de 500 municípios de todo o mundo que seguiram o exemplo de Barcelona e passaram a fomentar a educação para além das escolas e universidades. Para esta adesão, inúmeros projetos foram implementados e cinco deles serão apresentados na viagem ao país espanhol nesta segunda-feira (8), durante a Missão Cidade Educadora.
O destino desta viagem de estudos e intercambio cultural foi escolhido justamente para marcar o elo com a primeira cidade educadora do mundo, e levar os trabalhos produzidos no município gaúcho, para a Espanha. Em visita na sede da Associação Internacional das Cidades Educadoras, alunos e comunidade escolar da rede pública representarão cinco destes projetos.
— Uma cidade educadora tem que se preocupar com o processo educacional de suas escolas, mas principalmente para o que acontece além dos muros da instituição. Tem que pensar em projetos, ações e programas que sejam voltados para a população em geral, e é isto que levaremos a Barcelona, mostrando o que fazemos e como provocamos esta educação no nosso território — explica a integrante da coordenadoria de inovações educacionais de Passo Fundo, Denize Cornelio.
Na prática, a Associação auxilia internacionalmente os governos e secretarias na criação de ações que promovam educação, desenvolvimento, direitos humanos e equidade entre os habitantes. Medidas estas que vão além de ações curriculares nas escolas, mas que envolvem públicos de todas as idades e classes, firmando, de fato, um compromisso com o futuro da cidade.
— Embora tenha esse nome, não tem só a ver com escolas, mas com descobrirmos a nossa dimensão pedagógica, movimentando outros setores da sociedade que assumem a responsabilidade por educar e formalizar outras habilidades e competências que não estão na escola — salienta o secretário de educação Adriano Canabarro Teixeira.
Com o título há dois anos, Passo Fundo segue promovendo atividades que serão notórias a longo prazo, e movimentam as novas e antigas gerações. Ainda segundo o secretário, pelo menos dois novos espaços estão sendo formulados:
— Aderir ao Cidade Educadora é assumir um compromisso com o futuro, e por isso, estamos sempre em construção para criar oportunidades educativas para todos. Nós temos um conjunto de ações que já aconteciam antes da adesão a carta, mas que se fortaleceram. No futuro, ainda planejamos ter a escola de trânsito e a de arte e criatividade.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: