As escolas de samba de Passo Fundo ajustam os últimos detalhes para a apresentação do Desfile Cultural e de Carnaval de Rua 2023, no próximo sábado (25), na Avenida Sete de Setembro, em frente ao Parque da Gare, em Passo Fundo. O evento, promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba de Passo Fundo (LIESPF), terá abertura a partir das 20h30min.
Nesta edição, o Carnaval de Rua não terá caráter competitivo. No total, serão três escolas do município que participam: Academia de Samba, do bairro Cohab I, Acadêmicos do Chalaça, do bairro Cruzeiro, e União da Vila, da Vila Luiza.
As apresentações contarão com diversos segmentos da cultura, como dança, teatro e capoeira, além da representação religiosa. De acordo com o presidente da LIESPF, Felipe Machado, a ideia para esta edição foi de fortalecer diferentes culturas e não deixar as escolas de samba desassistidas sem desfile.
— Quando não se tem recursos, fica mais difícil de realizar, mas esse evento tomou uma proporção grandiosa. É para manter a tradição dos desfiles das escolas de samba em Passo Fundo. Resolvemos fazer por conta, com suporte estrutural da Prefeitura, mas com recursos próprios das ações das escolas e da Liga. São vários segmentos se unindo para fortalecer a cultura — pontua o presidente.
O Carnaval de Rua da LIESPF é realizado com arrecadação de ações da organização e não possui recursos públicos.
Machado também relata que excursões de outras regiões do Estado devem prestigiar o evento, além de convidados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Nesta quinta-feira (23) será o último ensaio da escola Acadêmicos do Chalaça, que iniciou sua preparação há dois meses. De acordo com o mestre de bateria da escola, Marcio Leandro Marques, será o momento de acertar os últimos ajustes.
O grupo de quase 300 integrantes irá reproduzir o enredo apresentado no Carnaval de Rua de 2014, em Passo Fundo, com a religiosidade e suas crenças.
— Agora estamos na reta final e com uma boa expectativa, mesmo que esteja um pouco complicado pela falta de recursos. Os ensaios foram bons. Como não temos competição, sem compromisso de notas, vamos reeditar uma edição especial para nós — afirma Marques.
Ordem das apresentações
- 21h40min: Academia de Samba
- 22h25min: Acadêmicos do Chalaça
- 23h20min: União da Vila
Informações gerais
Nesta edição, o Carnaval de Rua será gratuito e não terá arquibancadas. Por isso, para garantir um bom lugar na avenida, a organização orienta chegar cedo e levar cadeiras.
A LIESPF comercializa um espaço reservado com mesas e quatro cadeiras no valor de R$ 100.
Trânsito
A Avenida Sete de Setembro, nas proximidades do Parque da Gare, terá ambos os sentidos fechados a partir das 13h de sábado (25). O acesso à via será liberado na madrugada de domingo (26), após o encerramento do desfile.
A Guarda Municipal de Trânsito estará orientando o fluxo de veículos e os desvios durante o desfile.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.