Após vencer o Esporte Clube Passo Fundo por 1 a 0 no jogo de ida, no estádio Vermelhão da Serra, no sábado passado (26), o Sport Clube Gaúcho repetiu o placar na partida de volta, realizada neste domingo (03), na Be8 Arena.
Além dos resultados iguais, as partidas, válidas pelas quartas de final da Copa FGF - Troféu Zagallo, tiveram mais uma coincidência: o autor dos gols. Em ambos os duelos, quem marcou foi o atacante Vinicius Baiano e, nos dois jogos, em lances de pura concentração.
Durante o quarto clássico Ga-Pas do ano, um clássico momento do futebol do gaúcho marcou o jogo. Aos 18 minutos da segunda etapa da partida, disputada no sábado (26), um cachorro caramelo invadiu o campo do Estádio Vermelhão da Serra. Após a paralisação, o jogo foi retomado e na sequência Vinicius Baiano fez o gol que deu a primeira vitória ao Gaúcho.
Neste domingo (03), durante o quinto clássico de 2024, o jogo ficou paralisado novamente, desta vez no início do primeiro tempo, devido a uma falta. Na sequência, o atacante novamente marcou o gol da vitória do Gaúcho, a primeira em clássicos realizados na Be8 Arena.
De acordo com Vinicius Baiano, os gols trazem um sentimento especial, ainda mais por terem sido marcados em duelos de mata-mata.
— Trabalhamos muito para esse momento. Nosso dia a dia é muito intenso, às vezes até reclamamos por ter que trabalhar de segunda a domingo, mas esse resultado do jogo me deixa muito feliz. Marcar e conseguir mais uma vitória é importante para nossa torcida e para minha carreira — declarou.
Sobre os gols marcados após momentos de paralisação, ele disse que, por ser o jogador mais perto do gol, o atacante deve sempre estar concentrado.
— Você precisa estar concentrado para qualquer oportunidade que aparecer durante o jogo, porque as vezes ela pode ser a única que o atacante vai ter. Quando a bola chegar, é preciso matar a partida. Fui feliz após duas paradas nos jogos, porque sei que o atacante deve marcar em qualquer oportunidade que tiver — ressaltou.
Preparação especial para o gramado sintético
Agora, o Gaúcho vai enfrentar o São José nas semifinais. As datas das partidas serão divulgadas em breve pela Federação Gaúcha de Futebol – FGF, porém, já se sabe que o primeiro jogo será em Passo Fundo, na Be8 Arena, e o segundo em Porto Alegre, no gramado sintético do Estádio Francisco Novelletto Neto (Passo d'Areia).
Do outro lado da chave, o Ypiranga espera a definição entre Inter x Juventude para formar a segunda semifinal. O vencedor da competição garante vaga na Copa do Brasil 2025.
Quanto ao gramado do antigo Passo d'Areia, o técnico do Alviverde, Fabiano Daitx, declarou que conversará com a direção para que o grupo realize a preparação para o jogo em algum campo sintético de Passo Fundo.
— Como jogamos a primeira em casa, o objetivo é fazer uma boa partida aqui, tentando conseguir uma vantagem para levar a Porto Alegre. Vamos concentrar tudo nesse primeiro jogo e depois pensar no segundo duelo. Sabemos que será um jogo difícil, já que eles estão muito mais adaptados a esse tipo de gramado, mas faremos uma preparação especial para também ir se adaptando — destacou.
Ainda conforme o técnico, o momento é de comemoração, já que o Gaúcho quebrou o tabu de não vencer o rival na Be8 Arena.
— Mas antes da preparação, vamos comemorar esse resultado significativo, já que quebramos um tabu. Isso aumenta a confiança do grupo para os próximos confrontos — concluiu.